No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental, a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (ESDH) da Universidade de Évora (UÉvora) apresenta alguns dos projetos inovadores que tem vindo a desenvolver nas áreas da promoção do bem-estar, prevenção do stress e literacia em saúde mental. Estas iniciativas refletem o compromisso da instituição com uma ciência de impacto social, centrada nas pessoas e nas comunidades.
“Hoje, celebramos em conjunto, a Academia, os desafios de um novo ano académico e num momento especial, a cultura, homenageando Sérgio Godinho, numa proposta apresentada pela Faculdade de Artes e Letras e acolhida com entusiasmo por toda a comunidade académica”. As palavras são reitora da UBI, durante a atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao músico português.
A Universidade de Évora (UÉvora) promoveu, no dia 7 de outubro, a segunda edição da Feira do Emprego: Constrói o teu Caminho. A iniciativa reuniu 45 entidades empregadoras.
Se a abertura de mais vagas é uma oportunidade para que muitos jovens optem pelos cursos de formação de professores, há que tornar a profissão docente mais aliciante. E, como referia o meu professor de economia, é “aqui que a fémea do suíno torce o apêndice caudal”. O curto vencimento de arranque nas funções, o excesso de burocracia, o andar com a casa às costas, são fatores que podem desincentivar uma geração que não está muito habituada a sacrifícios. No entanto, a garantia de emprego no Estado poderá falar mais alto.
As receitas destinadas à educação aumentam mais de 324 milhões no próximo ano, passando os 7,54 mil milhões de euros, e o ensino superior e ciência quase mais 300 milhões, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2026.
Diogo Salgado Braz é o novo presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). O dirigente sucede no cargo a Ricardo Nora, após as eleições realizadas no dia 7 de outubro, em que também concorreu Tiago Teixeira. Diogo Braz obteve 61% dos votos, informou , em nota a FADU.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) assinou, no dia 7 de outubro, com 11 Instituições de Ensino Superior os primeiros contratos-programa para reforçar a formação de professores. A tutela pretende formar mais 9677 professores até 2030, comprometendo-se a pagar o custo integral de cada aluno.
Cinco docentes e investigadores do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) estão entre os 2% de cientistas mais citados do mundo, segundo a lista elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) lançou um programa de mentoria para apoiar a integração dos estudantes no ensino superior, assim como promover o sucesso académico e contribuir para o bem-estar de toda a comunidade académica.
As escolas vão precisar de recrutar mais 39 mil professores até 2034/2035 para substituir os docentes aposentados, mas a oferta atual só consegue garantir 20 mil novos diplomados. os números são avançados pelo estudo "Diagnóstico de Necessidades Docentes de 2025 a 2034”, apresentado dia 7 de outubro, em Lisboa.
Um em cada três professores em Portugal queixa-se do ruído e desordem nas aulas, segundo um inquérito internacional que mostra que os docentes mais jovens e menos experientes ficam habitualmente com as turmas mais complicadas.
Fernando Paulouro, jornalista, antigo diretor do Jornal do Fundão, escritor, faleceu, na noite de 6 de outubro, um dia depois de ter apresentado o seu último livro, "As sombras do combatente".
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, considera que a diminuição de candidatos ao ensino superior este ano letivo deveu-se exclusivamente à reintrodução dos exames nacionais no secundário e às duas provas de ingresso.
Se não perceberem que o futuro tem que se fazer em conjunto e de mãos dadas, com projetos concretos que alavanquem as instituições e as cidades, o risco de colapso das IES dos territórios de baixa densidade, a médio-prazo, é muito elevado. Dois ou três anos com esta quebra do número de caloiros… é uma questão de se fazerem as contas. Quem perde é o país, mas primeiro são as regiões.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai desenvolver drones e projetos de Inteligência Artificial (IA) para a logística, com usos civis e militares, numa parceria com uma universidade ucraniana.
A CESPU promoveu, através da sua Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA) a atividade “ONE HEALTH: Saúde Global – Sustentabilidade, Natureza e Saúde”. O evento, muito participado, teve a dinamização do Grupo Eco-Escolas.
A Universidade da Madeira acaba de inaugurar o seu espaço de Bem-Estar. Uma área localizada na cantina do campus Cantina do Campus e cuja concretização está inserida no Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, apoiado pela Direção-Geral do Ensino Superior.
O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) foi o politécnico mais bem classificado no Troféu Universitário de Clubes, da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). A instituição do Oeste classificou-se na 7.ª posição.