A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) exigiu que o Governo apresente um calendário dos investimentos a efetuar nas escolas transferidas para as autarquias, tendo em conta o acordo assinado em julho do ano passado.
As associações de pais pedem medidas que permitam recuperar as aprendizagens perdidas durante as greves nas escolas, tais como aulas extra, defendendo que os exames nacionais devem manter o mesmo grau de dificuldade.
O Presidente da República alertou para o facto de haver "um momento em que a simpatia que de facto há na opinião pública em relação à causa dos professores pode virar-se contra eles".
Eduardo Marçal Grilo, ministro da Educação no primeiro Governo chefiado por António Guterres, regressa ao antigo Liceu de Castelo Branco, para apresentar o seu novo livro “Salazar e a Educação no Estado Novo”.
O ministro da Educação fez um balanço positivo das negociações sobre a contratação e colocação de docentes e apelou ao fim das greves em curso, afirmando que já há pontos de entendimento com os sindicatos.
Uma greve de professores que se vai prolongar durante 18 dias arranca hoje e realiza-se por distritos, começando em Lisboa, para onde está marcada uma concentração na Praça do Rossio.
Nove em cada 10 alunos terminaram o 3º ciclo do ensino básico nos três anos previstos, isto é sem qualquer chumbo. Estes dados fazem parte do estudo “Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram no 3.º Ciclo do Ensino Básico”, desenvolvido pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) que o Ministério da Educação disponibilizou ao Ensino Magazine.
A Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA) acaba de assinalar o 30º aniversário com uma sessão solene. A cerimónia decorreu, no passado dia 24 de novembro, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.
A Escola Tecnológica e Profissional de Castelo Branco (ETEPA) comemora, no próximo dia 24 de novembro, o seu 30º aniversário. A iniciativa vai ser assinalada com uma sessão solene no Centro de Cultura Contemporânea a partir das 14H30.
O ministro de Educação, João Costa, acaba de anunciar que o processo de criação de escolas artísticas está em curso e que em zonas de maior pressão, as escolas secundárias com poucos alunos podem ser transformadas nessas novas estruturas.
O Ministro da Educação, João Costa, condenou, em comunicado enviado ao Ensino Magazine, a agressão de que uma professora foi alvo à porta do Centro Escolar de Vila Verde, tendo que receber tratamento hospitalar.
Mais de 100 escolas portuguesas participaram na fase piloto do projeto “PISA for Schools”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que permite às escolas fazer um diagnóstico do seu trabalho com os alunos.
Os 14 “conselheiros” do Conselho Nacional de Crianças e Jovens, criado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, disseram ao ministro da Educação que os alunos devem participar nas decisões da escola.
A UNESCO alertou para uma crise global de falta de professores e sublinhou serem necessários 69 milhões de docentes em todo o mundo para dar resposta ao ensino básico universal até 2030.
Um jovem de 15 anos foi, no dia 29 de setembro, detido e presente a tribunal após ter agredido um colega de 17 anos com uma faca numa escola no Cacém, em Sintra (Lisboa). No dia anterior, na Maia, um estudante de 14 anos agrediu, também com uma faca, um aluno de 18 anos.
Mais de 42 mil alunos entre os 12 e os 15 anos vão participar num programa de promoção de bem-estar mental nas escolas que arranca este ano letivo, revelou a organização do projeto.
O ministro da Educação, João Costa, assumiu que por iniciativa do seu ministério estão a ser adjudicadas 7500 juntas médicas para vigiar “alguns padrões de baixa” de professores embora defenda que, por princípio, toda a gente é honesta.
O Ministério da Educação não pode analisar caso a caso os pedidos de mobilidade por doença dos professores que não obtiveram colocação, segundo o parecer jurídico solicitado pela tutela e divulgado dia 23 de setembro.