Comunidades Intermunicipais (CIM) da região Centro pediram, dia 24 de junho, a revisão dos critérios de distribuição e metodologias de operacionalização dos apoios à criação de Centros Tecnológicos Especializados (CTE), para que seja possível reduzir assimetrias e reforçar a coesão territorial.
As novas regras que permitem aos professores mudar de escola por motivo de doença definem uma distância máxima de 50 quilómetros em relação à residência ou prestador de cuidados de saúde, segundo decreto-lei hoje publicado.
As propostas do que devem ser as aprendizagens da Matemática no ensino secundário entraram, dia 7 de junho, em discussão pública e defendem mudanças tais como ser uma disciplina “para todos” e que os alunos consigam utilizar no seu dia-a-dia. Uma das ideias inovadoras do currículo” é o de as escolas terem uma “Matemática para a cidadania”.
Mais de 148 mil alunos estão inscritos para os exames do ensino secundário, a maioria para aceder ao ensino superior, com Biologia e Geologia, Português e Física e Química e Matemática entre as mais concorridas.
Cada vez menos alunos chumbam ou desistem de estudar, com destaque para os mais carenciados que reduziram o fosso que os separa dos restantes, levando o governo a defender que o “elevador social da educação está a funcionar”.
Os alunos mais carenciados tiveram, em média, resultados mais baixos do que os restantes estudantes nos exames nacionais de 2021, sendo a diferença mais acentuada nas disciplinas de Matemática A, Filosofia e Físico-Química A.
O ministro da Educação, João Costa, anunciou hoje que a revisão das habilitações para a docência vai avançar, para “acabar com a casa às costas” dos professores, para fixar os docentes “o mais cedo possível”.
A especialista em currículos escolares Amapola Alama, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), considera o sistema educativo português como um dos 40 melhores do mundo.
A Organização das Nações Unidas (ONU) acaba de alertar para o facto das escolas serem um dos alvos mais atingidos nos principais conflitos mundiais, com centenas de professores mortos, feridos, sequestrados ou agredidos.
O ministro da Educação, João Costa, reforçou, no Parlamento, a forte aposta que está a ser feita na transição digital, a qual inclui a mudança para manuais escolares digitais.
A taxa de abandono escolar em Portugal voltou a baixar para níveis históricos. Os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística revelam que no primeiro trimestre a taxa situa-se nos 5,1%.
Mais de 80 por cento das ações previstas no Plano de Recuperação de Aprendizagens estão a ser implementadas pelas escolas e agrupamentos portugueses, informou ao Ensino Magazine o Ministério da Educação.
Mais de 400 pessoas, entre professores, investigadores, psicólogos, terapeutas e alunos, participaram, nos passados dias 15 e 16 de março em duas ações realizadas pela Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (Etepa) e ministradas por José Pacheco. O professor e investigador, fundador do projeto educativo da Escola da Ponte, abordou o tema “Novas construções sociais da educação”.
As crianças e jovens provenientes da Ucrânia serão integrados no sistema de Educação, tão rápido quanto possível. A informação foi veiculada ao Ensino Magazine pelo Ministério da Educação.
A Universidade de Coimbra (UC) tem abertas, até 25 de fevereiro, as inscrições para a iniciativa UC Challenges for Global Sustainability, que visa sensibilizar e mobilizar estudantes do ensino secundário e da Universidade de Coimbra para a conceção de projetos concretos e viáveis que respondam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Pedro Arezes é o novo diretor executivo do Consórcio de Escolas de Engenharia (CEE), que integra seis das principais Escolas de Engenharia portuguesas, nomeadamente das universidades do Minho, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Nova de Lisboa. O responsável, que tem mandato até 2024, sucede no cargo ao homólogo da FEUP, João Falcão e Cunha.
A Direção Geral da Educação e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva aprovaram as candidaturas de 462 novos Clubes em todo o país, num investimento de 4,4 milhões de euros, disse ao Ensino Magazine o Ministério da Educação. A Rede passará assim, de 237 para 699 Clubes.
A taxa de abandono escolar precoce em Portugal atingiu um mínimo histórico de 5,9%, em 2021. Os números foram confirmados ao Ensino Magazine pelo Ministério da Educação.