A saúde mental nas instituições de ensino superior (IES) começa a ser abordada pelas universidades e politécnicos com cuidado e atenção. Há não muitos anos, estudantes, sobretudo estes, mas também professores e não docentes, fechavam-se sobre si próprios quando eram confrontados por situações de stress, depressão ou outro tipo de patologia do foro mental. Da parte das academias a resposta a este tipo de situações era pontual e, entre pares, a vergonha de pedir ajuda falava sempre mais alto do que a necessidade.
A partir de 1983 en España comenzaba a ser aplicada la Ley de Reforma Universitaria (LRU), que buscaba modernizar y democratizar la universidad después de varias décadas de oscurantismo científico e ideológico, y de sometimiento a una forma de gestión autoritaria, propia de todas las instituciones de la dictadura franquista. Aquella norma legal se refería casi en exclusiva a la universidad pública.
Quanto a esta matéria, ciclicamente, regressa-se ao mesmo ponto de partida, porque as propostas que circulam nos corredores da política educativa e sindical são contraditórias e com um elevado grau de imprevisibilidade. Parece que venceu o desencanto e já só se buscam soluções de remedeio, para que todos os intervenientes na negociação deste processo alcancem uma saída honrosa.
Os resultados preliminares do FCT-Tenure, um programa desenhado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o objetivo de promover a contratação de doutorados exclusivamente para posições permanentes, deixou a maioria das universidades e politécnicos descontente e incrédula. Das 1100 vagas disponíveis para 2211 candidaturas apresentadas, 682 foram atribuídas a apenas quatro universidades (228 à Nova de Lisboa, 209 à U. Lisboa, 161 à U. Porto e 84 à U. Minho). Ou seja 62% das posições ficaram associadas a apenas quatro universidades. Nenhum politécnico surge entre as instituições com mais posições atribuídas. Aliás, em todo esse subsistema só foram atribuídas 67 vagas.
Hace unos días han dado inicio las actividades docentes e investigadoras de las universidades españolas para el actual curso académico 2024-25, con escaso decalage respecto a la mayoría de las universidades europeas. Quedan muy lejanos los tiempos en que la actividad universitaria se ponía en marcha, de manera real, a partir del 15 de octubre de cada año. Ahora todo está rolando en la primera semana de septiembre, y aún unos días antes, a pesar de las circunstancias de clima, diferentes a las de otros países europeos, incluso de las diferentes regiones españolas, peninsulares e insulares
A indiscutível fonte do incremento do ensino superior nos países mais desenvolvidos da Europa e dos Estados Unidos tem-se realizado à custa da admissão de milhares de alunos seniores que aí procuraram uma formação que lhes permita sobreviver na feroz economia do mercado concorrencial, ou que aí regressam para melhorar, ou mesmo reconverter a sua formação de base.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação já definiu as regras que deseja ver implementadas nas escolas portuguesas com o objetivo de ultrapassar a falta de professores nalgumas áreas e evitar que haja alunos sem aulas. Nestas normas, o período letivo passa a ser prioritário para os docentes, sobretudo aqueles que lecionam disciplinas em que há falta de recursos humanos qualificados.
“Era uma vez, um reino encantado e junto ao mar. Encantado, porque uma fada má transformara todos os seus habitantes em pássaros. Junto ao mar, porque convém ao enredo da história. No reino encantado, havia cidades e, para além dos muros das cidades, outras cidades e outras escolas.
Cuando trazamos estas líneas nos encontramos en el corazón de la celebración de las Olimpiadas 2024 en París. Además de disfrutar de la belleza que encarnan los mejores deportistas del mundo en las múltiples disciplinas deportivas, algunas ciertamente exóticas, escuchamos de los comentaristas deportivos especializados varias apreciaciones sobre el saltador (a), nadador, jugador, velocista, corredor de fondo, ciclista, practicante de vela, y otras decenas de ellos diferenciados
A conjuntura da escassez de professores aconselha também a necessidade de se proceder a uma revisão do nosso sistema de formação de docentes, para que o esforço aplicado na sua profissionalização tenha claras contrapartidas na melhoria dos resultados escolares dos alunos.
A Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência acaba de publicar o relatório sobre os recursos tecnológicos existentes nas escolas. Os dados dizem respeito a 2022/23 e demonstram o esforço do país em fazer chegar às escolas, alunos e professores, computadores e acesso à internet. Este foi um dos grandes investimentos concretizados em meios informáticos na história da escola pública. A pandemia e a necessidade de se recorrer ao ensino a distância deram o empurrão que faltava para que o acesso às novas tecnologias seja hoje o mais generalizado possível.
A educação é uma obra assombrosa, fruto da frágil elaboração humana. Quando bem utilizada, reconhecemos-lhe a força e o vigor próprio das forças cósmicas. Quando instrumentalizada, em nome de valores inconfessáveis, revela-se débil e ténue, como se não soubesse ser outra coisa que não fosse a de ajudar a humanidade a ser cada vez melhor.
La película titulada “El cielo puede esperar” (1978), protagonizada por Warren Beatly y Julie Christie, anunciaba la realidad visible de una temática que hasta entonces era motivo de chiste o de condescendencia respecto a dos personas, consideradas entonces muy ancianas, que querían apurar la vida, sus afectos, sus elementos lúdicos y también los constructivos. Ante todo deseaban percibir la muerte, el final, con distancia, en lejanía, y nunca con urgencia y obsesiones. Todavía quedaba espacio y tiempo para la vida.
O financiamento das instituições de ensino superior publicas (IES) é um instrumento decisivo para o futuro do país. A afirmação não é nova, até pode redundar numa repetição oca e sem eco na tutela, na sociedade e nas regiões em que elas estão inseridas. O orçamento de Estado atribuído a muitas das universidades e politécnicos públicos portugueses não é suficiente, na larga maioria dos casos, para fazer face ao pagamento dos vencimentos com os seus funcionários, obrigando ao recurso às chamadas receitas próprias provenientes das propinas, de projetos e de trabalhos prestados à sociedade.
Hace muy pocas semanas, los pasados 29 y 30 de mayo del presente 2024, se han reunido en la capital de Albania, Tirana, los altos responsables de la educación superior de los países miembros de la Unión Europea, y a la que se han incorporado algunos más que conforman el área más amplia de otros países que juntos configuran el Espacio Europeo de Educación Superior.
Poucas instituições incorporam tanto simbolismo se comparadas com a instituição escolar. Aí, no virar de cada esquina, tropeçamos com gestos, linguagens e códigos, que se revelam no modo de pensar sentir e agir dos jovens e dos seus educadores. Quer queiramos ou não, estes rituais do currículo oculto marcam mais as vivências, as representações e as memórias colectivas dos protagonistas do acto educativo, do que qualquer outra influência do currículo formal.
Nunca como hoje a Europa necessita de se afirmar pelos seus valores humanistas, de justiça, mas acima de tudo pela educação, ciência e inovação, que a democracia garante. O apoio à investigação surge como prioridade da Comissão Europeia, como forma de alavancar o emprego, o crescimento e o investimento sustentável. As metas, ambiciosas, colocam nas mãos da ciência e da inovação, o objetivo de, em 2050, alcançarmos a neutralidade carbónica.
Entre nosotros sobra recordar los hechos que, después de ocho meses, han conducido a la masacre colectiva que el ejército de Israel está llevando a cabo en la franja de Gaza, en Palestina. A estas alturas son más de 34.000 los gazatíes muertos y miles de heridos a la espalda, con una horrorosa y masiva destrucción de casas, carreteras y edificios públicos (escuelas, universidades, hospitales, centros de acción social, iglesias católicas, mezquitas). No se salva nada en aquella franja de tierra, santa y maldita a un tiempo, todo es bombardeo y destrucción, muerte y dolor de miles de niños, mujeres, ancianos y milicianos