A Universidade Politécnica de Macau (UPM) acaba de anunciar um acordo para promover projetos conjuntos de investigação científica e tecnológica com um grupo de 76 instituições de ensino superior dos países de língua portuguesa.
Gulbenkian financia laboratório de matemática em Cabo Verde e primeiro doutoramento nos PALOP
A reitora da Universidade de Évora (UÉ), Hermínia Vasconcelos Vilar, acompanhada pelas vice-reitora para a Educação e Inovação Pedagógica, Ana Paula Canavarro e pela Administradora da Universidade de Évora, Cristina Centeno, reuniram-se com o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Rui Fernando do Carmo, na Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, no dia 18 de outubro.
A Sala Lúdica da área de Pediatria do Hospital Central de Maputo (HCM) acaba de ser inaugurada. O espaço foi montado e apetrechado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) em parceria com o grupo da Missão de Formação Militar da União Europeia em Moçambique e Hotel Cardoso.
Uma equipa composta por cinco estudantes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), conquistou o segundo lugar na competição “928 challenge”, em Macau, após ter apresentado um projeto de produção de biogás a partir de desperdício em explorações avícolas.
O número de estudantes dos países africanos de língua portuguesa no ensino superior em Portugal quase triplicou em cinco anos, mas muitos enfrentam dificuldades e há elevados níveis de abandono, alerta um docente da Universidade Nova de Lisboa.
Penteados compridos e alegados “cortes extravagantes” continuam a ser razões para os alunos perderem aulas nas escolas de Luanda, onde persiste a obrigatoriedade do corte de cabelo, para “salvaguardar a higiene”, mas também para evitar supostas “incitações à violência”.
A cooperação portuguesa nos PALOP é menos visível na área da investigação em ciências da saúde, na qual a internacionalização se revela mais significativa do que as ligações linguísticas, segundo o autor de um estudo da Fundação Gulbenkian.
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e Autoridade Tributária de Moçambique (AT) estão a analisar as formas de cooperação multissectorial.Os dirigentes das duas instituições públicas reuniram-se na reitoria da UEM e colocaram em cima da mesa a possibilidade de um intercâmbio principalmente nas áreas de pesquisa e investigação bem como da educação aduaneira.
O Primeiro Ministro português, António Costa, destacou o papel que Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), tem tido na formação de jovens e o trabalho desenvolvido pela diáspora portuguesa em Moçambique. O governante falava na visita efetuada àquele estabelecimento de ensino no âmbito da V Cimeira Luso-Moçambicana, onde inaugurou o refeitório da Escola e recebeu, no espaço, a comunidade portuguesa.
A Universidade Federal do Ceará (UFC), no nordeste do Brasil, anunciou a assinatura de um acordo de cooperação com a Universidade de São José (USJ), em Macau, que prevê o lançamento de projetos de investigação conjuntos.
A EPM-CELP realizou na tarde de ontem, no Montebelo Indy Hotel Congress, o concerto final de orquestra e coro da 17.ª edição da MasterClass, um projeto que desde a sua criação, em 2002, já formou centenas de alunos e colheu milhares de espetadores. Em quase duas horas de concerto, em palco, os pequenos cantaram, tocaram violinos, piano e os adultos, numa orquestra completa, exibiram a sua arte e experiência num concerto memorável.
A Universidade Eduardo Mondlane homenageou o ex-reitor, Orlando Quilambo, pelo seu empenho, entrega e dedicação à causa desta instituição do ensino superior, durante o seu mandato entre 2011 a 2022.
O Secretário da Mesa da Assembleia da República, vice-coordenador das Finanças Públicas – CEN e Deputado da VI à XV Legislatura, Duarte Rogério Matos Ventura Pacheco, visitou, no dia 7 de julho, a EPM-CELP, onde se mostrou satisfeito com o trabalho desenvolvido na Escola e com o visível crescimento, tanto ao nível das infraestruturas, bem como da promoção da educação e da Língua Portuguesa.
A oferta de estabelecimentos de ensino superior na Guiné-Bissau está quase toda concentrada em Bissau e os cursos disponibilizados não contribuem para os objetivos de desenvolvimento e redução da pobreza, refere um estudo divulgado dia 8 de junho.
A Escola Portuguesa de Macau juntou-se às celebrações do centenário do nascimento de José Saramago com o lançamento do Concurso Literário- Prémio José Saramago EPM.
Cinco alunos do terceiro ciclo e ensino secundário da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Ana Beatriz Domingues e Gabriella Correia (8.º D), Bruno Ferreira (9.º A), Sophie Fernandes (9.º B) e Maíra Correia (10.º A1), representaram Moçambique, nos dias 14 e 18 de abril, no 15.º Campeonato Africano de Natação (CANA – Zona IV), em Lusaka, na Zâmbia, onde o país conquistou o 2.º lugar da classificação geral, entre 13 países, sendo apenas suplantado pelo Zimbabwe, e ficando à frente de países como a Zâmbia (o anfitrião), a África do Sul e Angola.
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, apelou no passado dia 11 de maio, em Maputo, ao novo Reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior, a dinamizar o processo em curso de transformação da instituição em Universidade de Investigação (UdI), bem como a trabalhar para garantir a contínua melhoria da qualidade de ensino e incremento da produção do conhecimento científico, para que a UEM continue a assumir o seu papel de universidade mãe no País, mas que tal, segundo o Presidente, “deve ser tangível e visível”.