A Escola Técnica Psicossocial de Lisboa conta com mais de 30 anos de experiência, desde 1991 já formou centenas de alunos e todo o seu projeto educativo está orientado para um propósito que é formar agentes transformadores na sociedade.
Realizou-se na ilha Terceira o Primeiro Encontro de Redes UNESCO nos Açores, promovido pela Cátedra UNESCO da Universidade dos Açores, Biodiversidade e Sustentabilidade em Ilhas Atlânticas.
A Escola Europeia de Ensino Profissional (EEEP), situada em Braga, tem vindo a conquistar, ao longo de 22 anos, uma identidade própria e ocupa um espaço relevante e de reconhecido na comunidade escolar em que nos inserimos, assim como na região e no país.
A Escola Básica Integrada de Lagoa, fazendo parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO há bem pouco tempo, tem procurado continuar um trabalho que já vem sendo desenvolvido com uma educação muito marcada por iniciativas que ajudam os alunos a sair dos livros e a olhar a vida e aquilo que pode ser a sua ação no concreto da sociedade onde se inserem.
A CNU associou-se uma vez mais à celebração da Semana da Educação Artística da UNESCO, tendo promovido a dinamização de eventos e atividades, junto das Redes UNESCO.
Teve lugar no Colégio Valsassina, em Lisboa, no dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, o 21º Encontro Nacional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO sob o tema Celebrar o 70º aniversário da Rede das Escolas Associadas da UNESCO.
A II Guerra Mundial (1939-1945) trouxe consequências económicas, demográficas, políticas e geográficas que atravessam o mundo, especialmente o continente europeu. A ascensão dos Estados Unidos da América, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e a criação da ONU foram as principais novidades desta altura
A Escola Superior de Educação da Lusofonia (ESEL) é uma instituição do Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO), integrada no Ensino Lusófona, o maior grupo de ensino superior privado em Portugal. A ESEL desenvolve a sua atividade em torno da formação de educadores de infância e professores, nas suas diferentes dimensões - formação inicial, pós-graduada e contínua.
Inserido na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, no Plano Anual de Atividades e no Projeto Cultural de Escola do Agrupamento, o projeto “Dar voz aos alunos” consiste na realização de Assembleias de Alunos, incluindo o 1.º, o 2.º e o 3.º ciclos da E.B. 2,3 João da Rosa; a operacionalização de programas como o Parlamento dos Jovens; o Orçamento Participativo das Escolas; ou as iniciativas ligadas à Rede de Escolas para a Educação Intercultural e Rede de Escolas Democráticas do Conselho da Europa, convidando a uma reflexão e operacionalização holística dos Direitos Humanos, da Cultura Democrática, da Educação Ambiental, da Literacia dos Media e da Diversidade Cultural.
Situada em pleno Centro Histórico da cidade do Porto, em Portugal, a Escola Artística e Profissional Árvore é herdeira das experiências pedagógicas do projeto conhecido como Cooperativa Árvore, que se desenvolveu a partir dos anos sessenta, do século passado, pensado por um largo número de artistas, intelectuais e professores, como forma de resistência e alternativa ao panorama cultural, artístico e educacional dominante nessa época de ditadura, constituindo-se como um movimento pioneiro do ensino artístico, técnico e profissional de novo tipo, muito influenciado pela experiência alemã da Bauhaus, pelo pedagogismo “self-government”, de António Sérgio, e pelas teorias das Escolas de base Steiner-Waldorf.
Em dezembro de 2018, o dia 24 de janeiro foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para celebrar a educação e refletir sobre a importância da aprendizagem para o desenvolvimento e a paz.
Sendo a escola o local privilegiado de difusão dos diversos saberes e do desenvolvimento das competências, integrámo-nos como Escola Unesco no ano letivo 2022/2023. Porquê? Porque acreditamos que conseguimos mudar o mundo e fazer a diferença na nossa comunidade!
O Agrupamento de Escolas Severim de Faria é um dos maiores e mais emblemáticos Agrupamentos de escolas da região Alentejo.
O Agrupamento de Escolas de Manteigas integra oficialmente a Rede de Escolas Associadas da UNESCO, desde abril de 2022. Faz parte do território Geoparque Estrela e tem vindo, ao longo dos anos, a desenvolver diversos projetos e dado contributos, a quem nela estuda e trabalha, que vão ao encontro dos objetivos e dos ideais da UNESCO. Desenvolvimento sustentável, cidadania global, valorização do património natural da região, com um sentido humanista e solidário, fazem parte da nossa identidade.
O Agrupamento de Escolas Manuel da Maia em Lisboa, é, neste momento, um conjunto de 3 escolas públicas, com alunos desde os 3 anos até ao 9º ano de escolaridade, situada na zona de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal.
Partindo de uma premissa fundamental da Convenção dos Direitos da Criança (1989) onde o interesse superior da criança deve ser sempre seguido (artigo 3º), no Colégio Brinca e Educa acreditamos que a livre expressão aliada à pedagogia participativa, são fundamentais numa aprendizagem significativa.
A Escola de Comércio do Porto (ECP) é uma escola profissional privada, com 30 anos de existência, especializada no setor do comércio e dos serviços e que tem vindo a desempenhar um papel fundamental na educação e formação dos jovens, bem como na formação e requalificação de adultos na sua área de influência. Os cursos profissionais, de dupla certificação, garantem simultaneamente a conclusão do ensino secundário e a preparação para uma profissão, não excluindo o prosseguimento de estudos.
Teve lugar na Escola Superior de Educação Jean Piaget Almada, no dia 30 de abril, o 20º Encontro Nacional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO.