Com 543 hectares de olival no Alentejo, a Casa Relvas é o primeiro produtor a ostentar o ‘selo’ do Programa de Sustentabilidade do Azeite (PSA - numa parceria da OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, com sede em Beja, com a Universidade de Évora), que reconhece as suas boas práticas sociais, ambientais e económicas.
“Para nós, a sustentabilidade é muito importante”, realçou à agência Lusa António Relvas, que é presidente executivo da Casa Relvas, juntamente com o irmão, Alexandre Relvas.
No vinho, lembrou, a Casa Relvas já foi “dos primeiros [produtores] certificados” pelo Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), iniciativa inovadora no mundo promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
E, agora, “no azeite fomos os primeiros” certificados no âmbito do Programa de Sustentabilidade do Azeite (PSA), congratulou-se.
De acordo com o gestor, para garantir a certificação PSA a empresa não teve “de mudar estruturalmente nada”, mas o processo acabou por criar “novos desafios de melhoria, tanto em métricas ambientais como em métricas de gestão”.