A Universidade de Évora vai promover, no próximo dia 21 de abril de 2026, pelas 14h15, no Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo, a conferência intitulada “Da Revolução à Constituição: 50 anos da Constituição de 1976 — Memória, Transformação e Futuro da Democracia”.
Para as coordenadoras da conferência, Rute Marchante Pardal, Evanthia Balla, Noémi Marujo e Irene Viparelli, a iniciativa, ao ser promovida em contexto académico, assume particular relevância não apenas para os estudantes, enquanto espaço privilegiado de aprendizagem, debate e contacto com diferentes perspetivas sobre a construção democrática, mas também para a sociedade em geral. Ao revisitar os princípios e o legado da Constituição de 1976, a conferência contribui para o reforço da consciência cívica, incentivando uma participação mais informada e crítica dos cidadãos nos desafios contemporâneos da democracia. Será uma oportunidade para ligar memória e futuro, promovendo um diálogo intergeracional essencial à vitalidade do regime democrático.
A iniciativa contará, para além da sessão de abertura, com dois painéis. O primeiro será dedicado ao tema “Os Valores de Abril na Constituição de 1976: liberdade, igualdade, direitos sociais e participação”, e terá como oradores Silvério Rocha e Cunha, Bernardo Ivo Cruz, Evanthia Balla, Miguel Santos Neves e Paulo Guimarães, sob moderação de Irene Viparelli.
O segundo painel, moderado por Jorge Araújo, intitula-se “Memória e Testemunho: entre as vozes do processo constituinte e o papel da sociedade civil no século XXI”, contando com as intervenções de Manuela Oliveira, Carmelo Aires, Francisco Lopes Figueira e Alfredo Barroso.
A conferência, organizada pelos Serviços de Biblioteca e Informação Documental e pela Reitoria, em parceria com o Departamento de Economia da ECS, o Centro de Investigação em Ciência Política e a Escola de Artes, pretende constituir-se como um momento de memória, partilha e reflexão crítica sobre o percurso da democracia portuguesa nas últimas cinco décadas.