A Universidade da Beira Interior (UBI) apresentou em Madrid um conjunto diversificado de projetos e tecnologias com elevado potencial de exploração comercial durante a sua participação no evento S4Industry (S4i). A comitiva, integrada por 16 investigadores da instituição, demonstrou avanços científicos em áreas como a robótica colaborativa para automação no setor alimentar, sistemas de desinfeção por UVC e monitorização autónoma da Vespa velutina.
Os investigadores exibiram ainda sistemas inteligentes para a seleção de miolos de bolota, atuadores de plasma para a eficiência de turbinas eólicas e aplicações baseadas em IA para a deteção precoce de interações medicamentosas. A participação ocorreu no âmbito do projeto UI.CAP, coordenado pelo UBINNOVATIVE Tech Transfer, permitindo à UBI reunir-se com agentes centrais do ecossistema de inovação europeu através de apresentações em formato pitch e exibição de protótipos.
A presença anual no S4i visa conectar o conhecimento académico aos grupos internacionais de venture capital e à indústria de setores disruptivos, fomentando a articulação entre a universidade e a empresa. Desta missão resultaram novos contactos para parcerias e financiamentos que permitirão acelerar o trajeto das tecnologias até ao mercado, num projeto cofinanciado pela União Europeia através do Compete 2030.