A Universidade da Beira Interior (UBI) acolhe, nos próximos cinco anos, a sede do novo Centro Europe Direct Beira Interior. O espaço já se encontra em funcionamento. Com ele "a UBI amplia a sua missão de proximidade ao território, com os cidadãos a beneficiar de um local onde podem melhorar a compreensão do funcionamento da UE, o papel do Parlamento Europeu, as áreas de responsabilidade das instituições europeias e, sobretudo, com o impacto das políticas comunitárias na vida concreta das pessoas", revela a instituição.
O novo espaço está situado no Pólo I, junto aos Serviços Académicos, e assume-se como um ponto de contacto dos cidadãos com informação e atividades diretamente relacionadas com a União Europeia (UE).
Este contributo da academia para a ligação ao projeto europeu acontece num ano simbólico, em que se assinalam os 40 anos da entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE), antecessora da UE.
De acordo com a informação enviada pela universidade ao Ensino Magazine, "aa criação do Centro Europe Direct Beira Interior representa o sucesso da candidatura apresentada pelo docente Bruno Ferreira Costa (Departamento de Comunicação, Filosofia e Política da Faculdade de Artes e Letras), ao concurso para a instalação destas valências".
Na mesma nota, é explicado que "a candidatura recebeu uma avaliação amplamente positiva pelo impacto e relevância das atividades previstas, além de demonstrar o conhecimento da região e das realidades da sua população e, ainda, pela experiência de contacto com diversos públicos".
Adianta a mesma informação, que " projeto tem associada uma equipa multidisciplinar de diferentes áreas científicas. Fazem parte deste grupo docentes das áreas de Ciência Política e Relações Internacionais (João Terrenas, Jorge Tavares da Silva e Inês Faísca), de Comunicação (Sónia de Sá e José António Pereira, que é também Jornalista da RTP) e de Sociologia (Sandra Lima Coelho e Márcia Patrícia Silva). Juntam-se ainda dois doutorandos, Rita Deodato (Ciências da Comunicação) e Leandro Matias (Ciência Política, além investigador da Cátedra Jean Monnet POLMEDIA_EU)".
O Centro Europe Direct Beira Interior dispõe de um espaço próprio para assegurar o atendimento ao público, divulgação de informações e a organização ou realização de reuniões e eventos. Tem como públicos-prioritários, além da comunidade académica, os estudantes dos ensinos Básico e Secundário e sociedade civil em geral, especialmente a envolvida em associações de âmbito local e regional, tanto no domínio cultural, desportivo e social.