O Teatro Municipal da Covilhã acolhe, de 11 a 14 de março, o XXX Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que regressa à casa onde tudo começou, afirmam os promotores.
Organizado pelo TeatrUBI – Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior e pela Asta – Teatro e Outras Artes, com direção de Rui Pires, este ciclo, considerado o festival de teatro universitário mais antigo do país, arranca com uma criação dos organizadores, intitulada “Desengano”, cujo texto reúne Álvares de Azevedo, Fiódor Dostoiévski, Florbela Espanca, Heiner Muller e Sabino Bessa.
A mesma equipa assina o espetáculo do segundo dia do festival, “Ficções do Interlúdio”, partindo do texto de Fernando Pessoa e Mayra Andrade.
No terceiro dia do festival, o palco está reservado para o espetáculo que chega de fora, “Insurrección”, de Maricastaña - Aula de Teatro do Campus de Ourense da Universidade de Vigo, em Espanha.
O último dia conta com “Irmás”, da Aula de Teatro da Universidade de Santiago de Compostela, também em Espanha, que encerra a 30.ª edição do festival.
Refira-se que este evento teve apenas uma alteração forçada em 2020, devido ao Covid-19, tendo mesmo assim decorrido em formato online.
O TeatrUBI e a Asta recordam que “ao longo de três décadas passaram pelo palco do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior quase todos os grupos de teatro universitários do país, alguns deles já desaparecidos”.
Anualmente, “continuamos a receber grupos de universidades espanholas e, ao longo dos anos, já passaram na Covilhã grupos do Brasil, Colômbia, Costa Rica, França, Itália, México, Porto Rico, Roménia e Venezuela”.
Referem ainda que “nem só de teatro se faz este certame, incluindo ainda dança, música, cinema, recitais de poesia, exposições e workshops, feiras do livro e de materiais usados, conversas e debates temáticos”.
O Ciclo de Teatro Universitário, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã (distrito de Castelo Branco), tem entrada livre para estudantes, portadores de Cartão Amigo ASTA, maiores de 65 anos e profissionais das artes.