A Universidade de Évora (UÉ) acaba de lançar o concurso público internacional para o projeto de arquitetura do futuro Polo de Saúde daquela academia que integrará a escolas superiores de Saúde e Desenvolvimento Humano, e de Enfermagem S. João de Deus.
O concurso está a decorrer pela plataforma Ancigov. De acordo com a Universidade de Évora, o polo da Saúde será construído junto ao novo Hospital Central do Alentejo, e constitui "uma aposta da universidade nu0ma abordagem inovadora da formação académica na área da Saúde, fortalecendo a sua relação com a comunidade, os stakeholders e a região do Alentejo. O Pólo de Saúde foi pensado para dar resposta às necessidades de formação na área da saúde no presente, mas também no futuro", diz a UÉ em nota enviada ao Ensino Magazine.
Citado no mesmo comunicado, João Nabais, vice-reitor com a tutela das infraestruturas e das Políticas para a Vida na Universidade, diz estar-se perante um Polo “de criação de conhecimento acessível a todos e de promoção de saúde, com infraestruturas ao serviço da população em geral”.
Aquele responsável acrescenta: “por considerarmos que a simulação clínica é uma estratégia pedagógica, e, por isso, um meio utilizado pelos estudantes de enfermagem para desenvolverem os seus processos mentais e para adquirirem competências através da reprodução de cenários, num ambiente controlado e muito próximo da realidade, em experiências guiadas em laboratório, sabemos que é vital este investimento em infraestruturas que permitam a implementação de estratégias de ensino centradas nos estudantes e na sua participação ativa”.
De acordo com João Nabais, "o procedimento agora aberto vai permitir a elaboração do projeto para a construção do Polo da Saúde, o qual esperamos ser inovador, atrativo e estar alinhado com os desafios atuais de sustentabilidade económica, ambiental e social”.