A Universidade de Aveiro (UA) vai acolher na próxima semana a fase nacional do Poliempreende 2025, um programa de estímulo ao empreendedorismo do ensino politécnico.
De acordo com uma nota de imprensa sobre o evento, a iniciativa reunirá as equipas finalistas de 20 instituições de ensino superior politécnico de todo o país, num programa de capacitação, mentoria, ‘networking’ e competição.
O evento arranca na segunda-feira, com uma sessão de acolhimento na Reitoria da Universidade de Aveiro, seguida de atividades de integração. Na terça-feira, o programa inclui o "Show da Física", organizado pelo Departamento de Física (DFis) daquela universidade e visitas a empresas da região.
Após um dia dedicado ao apoio às equipas, a competição nacional decorre na quinta-feira, com a apresentação pública das ideias de negócio, cada uma com sete minutos para a apresentação e cinco para as perguntas do júri.
O concurso Poliempreende foi criado pelo Politécnico de Castelo Branco há cerca de duas décadas, alargando-se rapidamente a praticamente todas as instituições que ministram ensino superior politécnico.
Hoje, a rede Poliempreende é a maior no panorama do empreendedorismo nacional no ensino superior politécnico. Esta rede promove a cultura empreendedora, motivando o desenvolvimento da criatividade, das ideias inovadoras e valorizando o conhecimento gerado, junto de todos os que participam no concurso de ideias e planos de negócios.