Nelson Lima, professor catedrático e diretor da Micoteca da Universidade do Minho (UMinho), é o primeiro português eleito para presidir a Federação Mundial de Coleções de Culturas (WFCC), num mandato de três anos. A WFCC congrega 884 coleções de cultura microbianas públicas, em 81 territórios, envolvendo 8200 profissionais dedicados à preservação e disponibilização de quase 4.5 milhões de microrganismos.
Nelson Lima refere que este é um momento inédito para Portugal e para a UMinho, que vê valorizado o trabalho de quase 30 anos da Micoteca, que é também sede europeia da Infraestrutura de Investigação de Recursos Microbianos (MIRRI-ERIC).
A WFCC, cujas raízes remontam a 1962, foi reconhecida pela UNESCO em 1967 e integra a União Internacional das Sociedades de Microbiologia (IUMS). O organismo funciona como Comissão Multidisciplinar da União Internacional das Ciências Biológicas (IUBS).
O docente da UMinho, onde leciona desde 1988 e é investigador do Centro de Engenharia Biológica, é especialista na área e soma mais de 400 publicações.