A Universidade da Beira Interior (UBI) participa no projeto europeu ‘Regeneração de Territórios Intermédios através de Distritos de Energia Positiva (InterPED), que visa criar estratégias para a regeneração sustentável de territórios intermédios, como pequenas e médias cidades, focando-se na transição energética através de Distritos de Energia Positiva (PED).
A docente Andreia Garcia (Arquitetura/UBI) é a coordenadora nacional. O projeto, com parceiros na Bélgica, Itália e Roménia, e apoio local dos municípios do Fundão e Manteigas, utilizará uma metodologia de co-criação (workshops, visitas, plataforma digital) para desenvolver soluções adaptadas a cada contexto, envolvendo ativamente diversos intervenientes locais.
O objetivo alinha-se com as metas europeias de implementar 100 PEDs e criar 100 cidades neutras em carbono até 2030. Trabalhará em casos paradigmáticos, onde possam ser abordados desafios específicos de governança e socioespaciais, com o objetivo de extrair lições que contribuam para uma transição energética mais justa e eficaz.
Cofinanciado pela União Europeia e com apoio da CCDR-C, o InterPED tem um orçamento global de cerca de 831 mil euros, cabendo à UBI aproximadamente 118 mil euros. O prazo de execução decorre até fevereiro de 2028.