A Universidade da Beira Interior (UBI) assegurou financiamento nacional para 19 projetos de investigação, captando um valor superior a 4 milhões de euros da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os projetos abrangem diversas áreas, desde a saúde à inteligência artificial, passando pela sustentabilidade energética, materiais inovadores e tecnologias da informação e comunicação.
A UBI lidera 13 dos projetos e participa como parceira nos restantes seis. Entre os projetos coordenados pela UBI estão ‘CyberDCµGrids’, focado em cibersegurança de microrredes, e o ‘OBIAJOR’, que cria um observatório de inteligência artificial no jornalismo. A instituição investe ainda 372 mil euros em fundos próprios para a concretização dos trabalhos.
Em termos de Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID) da UBI, a Rise-Health UBI lidera em número de projetos aprovados (10), seguindo-se o C-MAST com três. O Instituto de Telecomunicações conta com dois projetos. Já o LabCom, CIDESD, FibEnTech e CISE veem um projeto financiado cada uma.