A Universidade de Évora (UÉvora) acaba de ser distinguida com o Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change® no nível Excelência. O galardão é atribuído pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) e resulta da avaliação positiva de 19 dos 20 requisitos exigidos.
Para a academia o Selo reflete o compromisso da universidade com as melhores práticas na gestão de programas de voluntariado.
"O Programa de Voluntariado da UÉvora está aberto a toda a comunidade académica, promovendo o envolvimento ativo em ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade. As ações de voluntariado são realizadas em colaboração com entidades externas, formalizando parcerias de cooperação e promovendo a formação e o desenvolvimento pessoal dos participantes", revela a academia em nota de imprensa.
A Universidade de Évora salienta o envolvimento de estudantes, trabalhadores, antigos alunos, e trabalhadores reformados e jubilados, o que tem permitido aumentar o número de projetos de voluntariado. Em 2024/25 realizaram-se 22 projetos com a participação de 184 estudantes voluntários, inscritos no Programa.
Para além da oportunidade da aquisição de competências transversais o programa prevê ainda o reconhecimento desta prática para estudantes, permitindo que estes, mediante o número de horas de trabalho voluntário, possam solicitar o regime especial de frequência de estudante voluntário previsto no Regulamento Académico da Universidade de Évora.
Inscrevem-se anualmente, cerca de 150 novos voluntários no programa que, na sua totalidade, contabilizada 450 inscritos, na sua maioria estudantes.
"Esta certificação reforça o compromisso da UÉvora com a responsabilidade social e cívica, reconhecendo a qualidade e o impacto das suas práticas de voluntariado na comunidade académica e na sociedade em geral", conclui a mesma nota.