Os reitores da universidade europeia EU Green assinaram, na última semana, em Évora, um protocolo de consolidação de estratégias conjuntas para a sustentabilidade, inovação e mobilidade académica na Europa.
Citado em nota enviada ao Ensino Magazine, Hernâni Oliveira, Investigador da Divisão de Empregabilidade, Comunidade e Projetos Transversais da Universidade de Évora, recorda que “os acordos celebrados habitualmente no âmbito da mobilidade têm grandes limitações no número de alunos e áreas que permitem a mobilidade entre instituições de ensino superior. Com este protocolo, aumenta o número de mobilidade entre os parceiros, e a mobilidade passa a ser possível em qualquer área do conhecimento”.
A Universidade de Évora faz parte do consórcio europeu EU GREEN, aliança financiada pela Comissão Europeia, liderada pela Universidade da Extremadura, de Espanha, e que integra mais oito instituições de ensino superior, localizadas em Portugal, Suécia, Polónia, Itália, França, Alemanha, Irlanda e Roménia, sendo que a Universidade de Évora é a única instituição portuguesa que integra esta aliança.
Na mesma nota, é referido que "a aliança EU GREEN coloca a responsabilidade social no centro da sua missão como princípio orientador, com uma visão que vai para além da construção de uma Universidade Europeia, pretendendo implementar uma estratégia concertada para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento de investigação inovadora que contribua para uma evolução favorável dos ecossistemas locais e/ou regionais".
A EU GREEN baseia-se numa verdadeira perspetiva de sustentabilidade, que engloba as dimensões económica, social, cultural e ambiental do termo e o seu impacto mútuo, numa abordagem estreitamente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em todas as suas quatro principais missões: educação, investigação, inovação e serviço à sociedade.