O Centro de Química da Madeira (CQM) promove, nos dias 27 e 28 de novembro, nos laboratórios do Departamento de Química da Universidade da Madeira, a 30ª edição do projeto “A Química é Divertida®”, disse ao Ensino Magazine aquela instituição.
A iniciativa está integrada na Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia – Ciência Viva e tem como objetivo aproximar a ciência dos mais jovens, despertando o interesse pela Química e pela Bioquímica através de experiências simples, visuais e interativas.
O projeto destina-se a crianças e jovens, do pré-escolar ao ensino secundário, e está também aberto ao público em geral. Segundo a Universidade da Madeira, o evento integra a “Oficina de Projetos de Doutoramento, uma atividade dirigida a estudantes do Ensino Secundário, Técnico-profissional e Universitário, que proporcionará um contacto direto com o trabalho em curso dos estudantes de doutoramento e com o seu impacto na sociedade”.
CQM acolhe nova investigadora
Entretanto, o Centro de Química da Madeira (CQM) será a instituição de acolhimento da investigadora Oriana Marques, que acaba de ser distinguida com um contrato de Investigador Auxiliar no 7.º Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT.
Oriana Marques regressa a Portugal após oito anos de trabalho na Alemanha, onde se especializou em metabolismo do ferro e doenças inflamatórias. O projeto enquadra-se nas linhas estratégicas do CQM e foca-se no desenvolvimento de terapias inovadoras com nanopartículas para a Anemia de Inflamação.
A anemia de inflamação afeta milhões de doentes com doenças inflamatórias crónicas. O objetivo é criar nanopartículas que atuem seletivamente sobre células do sistema imunitário, restaurando os níveis adequados de ferro.