A maioria dos estudantes de licenciatura da Universidade de Évora indicou a qualidade do ensino como o principal motivo para a escolha da instituição. Isso mesmo revela um estudo sobre o perfil dos estudantes ingressados naquela academia, publicado em julho, que analisou os últimos três anos letivos.
Ana Fialho, coordenadora do estudo e Pró-Reitora para a Qualidade, Planeamento e Finanças, revela, em informação enviada ao Ensino Magazine, que “os resultados evidenciam o reconhecimento crescente do prestígio e da excelência académica da Universidade, a nível nacional e internacional. Reforçam a confiança dos estudantes na nossa instituição e validam as opções estratégicas adotadas nos últimos anos”.
A Universidade adianta que o estudo foi realizado no âmbito do Sistema Interno de Garantia da Qualidade da Universidade de Évora (SIGQ-UÉ) e baseia-se em inquéritos aplicados no momento da matrícula. Para a responsável do estudo, trata-se de “um instrumento essencial para avaliar o impacto das políticas institucionais na atratividade da Universidade e orientar estratégias de melhoria contínua”.
Segundo Ana Fialho, “entre os dados mais relevantes do relatório, relacionados com os estudantes de licenciatura está o aumento da média de ingresso dos estudantes colocados através do Concurso Nacional de Acesso (CNA), o que revela uma crescente valorização da Universidade de Évora pelos candidatos com melhor desempenho académico. Verifica-se, ainda, o crescimento do número de estudantes que elegem a instituição como 1.ª opção, um indicador direto da atratividade institucional e, também, a diversificação do perfil dos ingressados com um aumento da procura por parte de estudantes internacionais e de outras regiões do país”, disse a Pró-reitora Ana Fialho.
Para a coordenadora do estudo, “a monitorização contínua do perfil dos estudantes ingressados constitui, assim, uma ferramenta estratégica que permite à Universidade de Évora ajustar a sua oferta formativa, melhorar os seus processos de acolhimento e integração, e continuar a apostar em modelos pedagógicos inovadores, investigação de excelência e ligação ao mercado de trabalho”.
De acordo com o relatório, a “qualidade de vida na cidade de Évora” surge como o segundo motivo mais apontado pelos estudantes na escolha da Universidade. Em terceiro lugar, os estudantes referem a “qualidade de vida académica”, que reflete o ambiente universitário acolhedor, a proximidade com os docentes e a boa integração na comunidade académica.