A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir, no dia 20 de maio, pelas 15h00, o Doutoramento Honoris Causa ao empresário e empreendedor José Roquette. A informação foi veiculada ao Ensino Magazine por aquela academia.
Para a reitora da UÉ, Hermínia Vilar, esta atribuição "é um reconhecimento pelo seu percurso como cidadão e empresário, pela sua ligação ao Alentejo e à Universidade de Évora, bem como pelo seu papel ativo na fundação e nos destinos da SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social)".
A cerimónia decorrerá na sala dos atos do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora e terá as intervenções da reitora da UÉ, do representante do grupo de docentes proponente da atribuição do título, Rui Fragoso, e do homenageado.
A Laudatio será proferida pelo Dr. Álvaro Beleza.
De acordo o grupo de professores da Universidade de Évora, a atribuição do Doutoramento Honoris Causa a José Roquette é justificada pela sua sua ligação ao Alentejo: “A sua ligação ao Alentejo é em muito marcada pelo seu legado na Herdado do Esporão, onde, como empresário e empreendedor, ajudou a traçar um novo rumo para o sector do vinho e novos modos de valorização dos recursos da região. O Esporão foi uma empresa pioneira na modernização tecnológica da produção de vinho na região e introduziu novas estratégias de comercialização, contribuindo de forma decisiva para o posicionamento atual dos vinhos do Alentejo nos mercados nacional e internacional. O Dr José Roquette …teve sempre uma colaboração ativa com a universidade de Évora, nomeadamente através da participação em projetos de investigação nas áreas da vitivinicultura e mais recentemente do olival e do azeite, bem como a partilha de conhecimento nas áreas da gestão e da economia. Foi também um dos grandes apoiantes do projeto de Alqueva no Alentejo. O Dr José Roquette é uma personalidade singular, que se distinguiu ao serviço dos outros e no apoio ao desenvolvimento do Alentejo”.
Nascido em Lisboa no ano de 1936, José Roquette foi aluno do primeiro curso de licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Apesar de ter vivido muitos anos em Lisboa e no Porto, é no Alentejo que tem passado os últimos tempos. A sua ligação ao Alentejo é em muito marcada pelo seu legado na Herdade do Esporão, empresa pioneira na modernização tecnológica da produção de vinho na região e que contribuiu fortemente para o posicionamento atual dos vinhos da região nos mercados nacional e internacional. Nas várias vertentes de modernização do setor, incluindo a produção em modo biológico e o compromisso com a sustentabilidade, esteve sempre presente uma colaboração ativa com a Universidade de Évora, nomeadamente, através da participação em projetos de investigação nas áreas da vitivinicultura e ma, mais recentemente, do olival e do azeite, bem como na partilha de conhecimento nas áreas da gestão e da economia. De realçar, que José Roquette foi igualmente um dos grandes apoiantes do projeto de Alqueva no Alentejo.