A Universidade da Beira Interior (UBI) está a promover até 9 de maio as VII Jornadas de Comunicação até ao próximo dia 9 de maio.
A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação da UBI, está a decorrer no anfiteatro da parada, reunindo um conjunto de especialistas nas áreas da assessoria, relações públicas, publicidade, escrita criativa, conteúdos digitais e jornalismo.
O diretor do Ensino Magazine, João Carrega, foi um dos oradores convidados, tendo abordado o tema "Do Rigor ao jornalismo fast food(e) num mundo que informa e desinforma". O jornalista português criticou aquilo a que chama de "copy paste" de comunicados de imprensa e o plágio de notícias, classificando o rigor como a palavra mãe do jornalismo.
Aquele responsável falou na quarta-feira de manhã, num dia dedicado ao jornalismo, onde intervieram ainda Pedro jerónimo, investigador do Labcom; Nuno Francisco, jornalista, diretor do Jornal do Fundão e professor convidado na UBI; Rita Marrafa de Carvalho, jornalista e coordenadora de informação da RTP; e José Malaca, jornalista da Rádio Cova da Beira e correspondente do diário desportivo Record.
No primeiro dia do evento falou-se de Assessoria, relações públicas e publicidade, através das intervenções de Bianca Toniolo, docente da UBI), Fernando Rocha, investigador e professor na UBI; Tatiana Vicente, mentora do Hela Studio; e Andreia Carvalhal, estratega de conteúdo e gestora de redes sociais.
Na quinta feira irá falar-se de escrita criativa e conteúdos digitais. São oradores convidados a influencer Rita Teixeira, os criadores de conteúdos digitais Márcia Seco, Rafael Bailão, Diogo Brehm e Diva O'Branco.
A sexta-feira é dedicada aos antigos alunos, com testemunhos de vários ubianos.