Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver, em colaboração com a Faculdade de Medicina da UC (FMUC), compostos inovadores para terapia fotodinâmica (PDT, sigla em inglês) e imagiologia do cancro do pulmão.
Com resultados promissores, o próximo objetivo passa por avançar para estudos pré-clínicos mais aprofundados. A equipa acredita que esta nova classe de fotossensibilizadores pode oferecer uma alternativa mais eficaz e segura para o tratamento do cancro do pulmão no futuro.
O trabalho é desenvolvido no âmbito do projeto ‘Chem4LungCare’, financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia, com o objetivo de criar novos fotossensibilizadores baseados em corróis funcionalizados (compostos orgânicos da família dos tetrapirrólicos, semelhantes às porfirinas).
Os detalhes desta investigação foram publicados no artigo científico ‘Hydrazone-Functionalizedtrans A2B‑Corroles: Effective Synergyin Photodynamic Therapy of Lung Cancer’ no Journal of Medicinal Chemistry, tendo sido selecionado para capa da revista, e está disponível para consulta.