Ana Trigo, doutorada em Agronegócios e Sustentabilidade em 2025 pela Universidade de Évora e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi distinguida com o 1.º Prémio de Mérito para Teses de Doutoramento na área da Economia, Gestão e Desenvolvimento Regional. O anúncio foi feito ao Ensino Magazine pela academia alentejana.
Em informação partilhada com a nossa redação, a Universidade de Évora explica que a tese vencedora do prémio atribuído pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Trás-os-Montes e Alto Douro (CCAM TMAD), intitulada "Sustainability in the Wine Industry – The Development of a Proper and Holistic Assessment Tool for Winegrowing”, resultou de vários anos de investigação aplicada junto de produtores portugueses.
De acordo com a academia, "Ana Trigo desenvolveu uma ferramenta holística e integrada para avaliar e comunicar a performance da sustentabilidade no setor vitivinícola, tendo em conta os desafios e particularidades desta atividade".
Citada na mesma nota, a investigadora explica que a ferramenta “é composta por 243 indicadores de natureza quantitativa e qualitativa, que abrangem as três grandes dimensões da sustentabilidade: fatores ambientais, sócio-culturais e de governance corporativa", permitindo, assim, “uma avaliação abrangente e robusta da sustentabilidade no setor”.
"Mais do que um projeto académico, o trabalho serviu também como base para um projeto empreendedor que a investigadora está agora a concretizar na região do Douro", revela a Universidade de Évora
Ana Trigo está "a aplicar na prática os princípios de sustentabilidade que defendi ao longo da tese. Encontro-me a produzir vinho na região da Mêda, Douro Superior, sob a marca NOMEDA – um projeto pessoal, assente em práticas de viticultura regenerativa, mínima intervenção na adega, valorização do território e das tradições locais, e compromisso com o preço justo na aquisição de uvas a pequenos viticultores da região", diz na mesma nota.
De referir que este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade, um programa conjunto da Universidade de Évora e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Para a investigadora, a "experiência como estudante deste programa foi bastante desafiante, mas profundamente enriquecedora”, afirma. “Tive a sorte de contar com a orientação da Professora Ana Marta-Costa (UTAD/CETRAD) e do Professor Rui Fragoso (Universidade de Évora/CEFAGE), que foram fundamentais para o sucesso da investigação. O seu apoio e orientação foram cruciais em todas as fases do projeto”.
A distinção atribuída pela CCAM TMAD destaca a relevância crescente da investigação científica na construção de modelos de negócio mais sustentáveis e justos para o setor agroalimentar.
O prémio foi entregue no passado dia 30 de junho.