A Universidade da Madeira (UMa) acolhe, no próximo dia 26 de setembro, pelas 14h30min, a conferência “Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais”.
A iniciativa é gratuita e mas carece de inscrição. Organizada, com o apoio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), a conferência “integra o ciclo de conferências “Comparativamente”, da Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE-SEC) e será proferida por Amélia Lopes, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto”, explica a UMa em nota enviada à nossa redação.
Segundo a mesma informação, “com início em abril de 2025, o ciclo “Comparativamente” da SPCE-SEC reúne académicos, investigadores, professores e estudantes interessados nas dinâmicas da educação em contextos variados, nacionais e internacionais, regionais e locais”.
De acordo com a organização, “cada sessão é uma oportunidade para discutir temas emergentes, locais e globais, refletindo sobre práticas educativas e pedagógicas, políticas públicas de educação e desafios e oportunidades para a educação nos diferentes países e regiões, com um olhar particular para Portugal. Assumindo uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, a iniciativa promove o diálogo e a partilha de conhecimento entre especialistas, reforçando o papel da Educação Comparada como um campo essencial na compreensão das complexidades e transformações educativas à escala mundial”.
Atualmente, a Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação é coordenada pelo Prof. Doutor Nuno Fraga, docente da Faculdade de Ciências Sociais da UMa e responsável pela linha de investigação de Administração Educacional do CIE-UMa.