Sérgio Gladkyy, estudante do 2º ano de mestrado em Interpretação no Departamento de Música, da Escola de Artes da Universidade de Évora venceu o Prémio Novos Talentos AGEAS, que decorreu no Casa da Música, Porto. O anúncio foi feito ao Ensino Magazine em nota enviada pela academia alentejana.
De acordo com a Universidade de Évora (UÉ), o prémio é realizado através de uma parceria entre o Grupo Ageas Portugal e a Casa da Música, e tem como objetivo o lançamento e a promoção de jovens talentos emergentes. “Aberto a todos os géneros musicais, o Prémio distingue o “elevado potencial artístico” nas áreas da criação, interpretação e desempenho musical em palco. Podem concorrer ao prémio jovens músicos até 35 anos, com nacionalidade ou residência em Portugal”, adianta a UÉ.
“Em cada edição, os vários concertos com os músicos em competição permitem que estes jovens talentos ganhem maior exposição junto do público. O formato aberto potencia a diversidade em palco: violas, guitarras, vozes, harpas – entre tantas outras possibilidades – podem ter lugar na disputa do Prémio. O que mais importa não é o instrumento, mas sim a qualidade do projecto artístico. O Prémio Novos Talentos Ageas teve o seu ano de estreia em 2017 e, desde então, já foram dinamizadas seis edições do Prémio que promove jovens talentos emergentes”, conclui a mesma nota.