O ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão acolheu um grupo de alunos de MBA da Guanghua School of Management, uma das principais universidades da China, para uma experiência intensiva de formação e imersão cultural em Lisboa, ‘The Wine Industry in Portugal: A Critical View’.
Durante a semana de atividades, os participantes assistiram a aulas, visitaram empresas e participaram em experiências culturais que permitiram ter uma visão aprofundada da indústria vinícola portuguesa. O programa, concebido para atender às especificidades do mercado chinês, incluiu visitas a companhias vinícolas na região de Lisboa, como a Adega Regional de Colares, a MANZWINE e a Companhia das Lezírias.
Jorge Gomes, coordenador do projeto, considera que "as Learning Journeys são uma formação avançada dirigida para executivos e profissionais, que combina técnicas e estratégias de aprendizagem. Incluem sessões em sala, experiências culturais, visitas a empresas e organizações, e outros métodos que estimulem uma mudança duradoura nos modos operativos e formas de perspetivar a gestão nas suas dimensões múltiplas".
O programa não é um evento isolado, mas um esforço contínuo para promover a internacionalização e inovação através de programas personalizados que respondem às necessidades específicas de diferentes mercados. Ao longo do ano, o ISEG recebeu outros participantes de programas de MBA de universidades internacionais de renome, incluindo Vlerick (Bélgica), Vaasa (Finlândia) e FIA (Brasil).
O programa terminou com a apresentação de um case pelos alunos chineses, que incorpora dimensões como a sustentabilidade e know how partilhado durante a experiência, reforçando assim o papel do ISEG como uma instituição que não só contribui para a formação de líderes globais, mas também para a promoção das mais-valias de Portugal em mercados estratégicos.