O curso de licenciatura em turismo na Universidade de Évora assinalou 20 anos de existência, este mês, com um conjunto de iniciativas que incluíram conferências, debates, uma homenagem ao docente (já falecido) Francisco Ramos, e o lançamento do livro “Licenciatura em Turismo da Universidade de Évora: 20 Anos de Ensino e Investigação”.
As iniciativas decorreram no Colégio do Espírito Santo (CES) da academia alentejana.
A obra aborda a criação e evolução daquele curso, ao longo destas duas décadas, tem o prefácio do presidente da Entidade de Turismo do Alentejo, José Manuel Santos, e tem como editores os docentes Noémi Marujo, Maria do Rosário Borges e Jaime Serra.
“O livro tem a colaboração de docentes, alunos e licenciados em diversos capítulos sobre questões do ensino e investigação”, englobando ainda “testemunhos de licenciados e uma pequena homenagem ao professor Francisco Martins Ramos, um dos criadores da Licenciatura em Turismo”, disse a universidade, em comunicado.
A obra foi patrocinada pelo Município de Morão.
Na sessão de abertura, Hermínia Vilar, reitora da Universidade de Évora, destacou a importância do curso de turismo na academia, sendo que o turismo é uma das áreas estratégicas da academia alentejana. De resto, a UÉ tem tido um papel importante, não apenas da formação, mas também na investigação, liderando alguns projetos como o PISTA, o qual teve três eixos fundamentais, a saber: Promover a disseminação da informação e conhecimento relacionado com o desenvolvimento sustentável da atividade turística na Região Alentejo; Capacitar os agentes do turismo regional na adoção de soluções que contribuam para o incremento da sustentabilidade; Divulgar/partilhar o conhecimento no contexto dos agentes nacionais e internacionais através de conteúdos que permitam projetar a imagem do Alentejo como destino turístico sustentável.
De referir que o evento teve início com a lição Inaugural “Francisco Martins Ramos” na qual Carlos Alberto da Silva, docente aposentado da instituição e um dos fundadores desta licenciatura na UÉ, refletiu acerca da trilogia Turismo, Saúde e Bem-estar. Na cerimónia foi também distinguida a docente Noemi Marrujo, a qual foi surpreendida pelos seus colegas.