A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe, de 25 e 27 de outubro, 21.ª Conferência Europeia Interdisciplinar de Investigação sobre Empreendedorismo (IECER).
A organização conta com os “Chairs” Mário Raposo, Reitor da UBI, e João Leitão, docente e investigador da UBI.
A organização é da responsabilidade do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O município da Covilhã e o New Hand Lab também recebem os investigadores que visitam a academia localizada na cidade universitária e empreendedora, da lã e da neve.
Com a presença de 80 investigadores oriundos de 15 países, "o evento servirá como um fórum para a troca de ideias e conhecimentos, incentivando abordagens ecléticas e a fusão de diferentes áreas científicas, incluindo temas como Ambientes colaborativos e criativos para a inovação empreendedora; Bem-estar empreendedor; Empreendedores, famílias empreendedoras e empresas familiares; Empreendedorismo académico; Empreendedorismo agroalimentar; Empreendedorismo cultural e criativo; Empreendedorismo e região de aprendizagem; Empreendedorismo e resiliência; Empreendedorismo inclusivo; Empreendedorismo no sector do vinho; Empreendedorismo sustentável e circular; Financiamento empreendedor e alternativo; e Pensamento futuro e empreendedorismo", explica, em nota, a UBI.
Segundo a mesma informação, "a realização desta conferência visa explorar as múltiplas dinâmicas do empreendedorismo criativo e circular, destacando a importância de atividades tradicionais, artesanato, cultura, recursos naturais e capital intelectual das regiões, cidades e motores de conhecimento, tais como universidades, e sistemas de ciência e tecnologia nacionais e internacionais. Os sistemas de governança, ecossistemas empreendedores, inovadores e sustentáveis também são objeto de destaque, no sentido de criar um ambiente crítico e aberto ao desenvolvimento de novas ideias e estratégias empreendedoras e inovadoras".