A Universidade de Évora irá abrir novos cursos de licenciatura e mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, e um mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas.
As ofertas formativas estão a já a ser divulgadas pela própria universidade.
O mestrado integrado em Ciências farmacêuticas é uma das apostas da Escola Superior de Saúde e Desenvolvimento Humano, a mais nova da Universidade, que está assente num modelo multidisciplinar e com diferentes áreas. Este mestrado integrado vem juntar-se às licenciaturas de Ciências Biomédicas e da saúde, Ciências do Desporto; e Reabilitação psicomotora; e aos mestrados em Direção e gestão desportiva; Exercícios e saúde; Psicomotricidade; e Tecnologia no Desporto e na Saúde. Será também nesta escola que deverá surgir o curso de medicina.
A Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados é um curso projetado para promover nos estudantes a capacidade para enfrentar os desafios atuais da era digital. Combinando conhecimentos fulcrais da Ciência dos Computadores com uma formação sólida em Matemática / Estatística, os alunos adquirem uma compreensão dos fundamentos da Inteligência Artificial com ênfase na Aprendizagem Automática (Machine Learning), análise de dados, estatística, Big Data e computação de alto desempenho, entre outras.
O Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados forma profissionais capazes de dar resposta às necessidades do mercado laboral na área com o mais elevado crescimento dentro das Tecnologias da Informação: a Inteligência Artificial e Ciência de Dados. A formação em Inteligência Artificial e Ciência de Dados responde às atuais exigências para o sucesso dos negócios nas mais diversas áreas, como saúde, retalho, finanças, comunicações, logística e transporte, bem como na investigação, em empresas e laboratórios de investigação.