A Fundação Santander Portugal lançou, no passado dia 24 de julho, o projeto Horizontes da Educação – Chamada para o Futuro. Uma iniciativa que arrancou com um encontro online com reitores, líderes e representantes de instituições de educação e parceiros.
“Estamos a mapear tendências, sinais emergentes, tensões e oportunidades que vão impactar a educação até 2050. Com estas primeiras conversas será desenhado o Radar Estratégico, uma ferramenta viva para ajudar quem decide a ajustar estratégias com base no que aí vem”, explica a Fundação.
“Queremos imaginar, com todos, como pode ser a educação em 2050 e começar a preparar as tomadas de decisão e ações de hoje, com esse futuro em mente. Num mundo em constante mudança é urgente pensar a longo prazo, mesmo que com muita imprevisibilidade e complexidade”, acrescenta a informação enviada ao Ensino Magazine.
Para desenvolver este projeto a Fundação Santander Portugal associou-se a um parceiro estratégico, The Long Game, especialista na área e com experiência internacional, que através de uma metodologia que combina Speculative Design, Strategic Foresight e Storytelling, ajudará a traçar uma visão partilhada para a educação do futuro.