A Fundação Santander Portugal acaba de lançar 670 bolsas de apoio aos estudantes dedicadas ao apoio Universitário e ao Erasmus (mobilidade), num investimento superior a 450 mil euros. As candidaturas devem ser feitas na plataforma Santander Open Academy. Assim, para o Apoio Universitário, a data limite é 18 de maio, enquanto que para as bolsas Erasmus as candidaturas podem ser feitas até 26 de maio.
Segundo a Fundação Santander Portugal, as Bolsas de Apoio Universitário irão apoiar 428 estudantes (licenciatura, mestrado ou CTESP) de 16 instituições de ensino superior portuguesas, com valores de 500, 750 e mil euros, tendo em conta as academias. O objetivo é apoiar os estudantes na sua vida académica para que mais alunos possam concluir os seus cursos.
As Bolsas Fundação Santander para Erasmus vão abranger 242 estudantes com menos recursos económicos, contribuindo para a concretização de mobilidade internacional, no âmbito do Programa Erasmus+. Neste caso, e como foi explicado na Universidade de Coimbra, numa sessão de esclarecimento realizada no último mês, podem candidatar-se estudantes de 11 Instituições de Ensino Superior, sendo que as bolsas têm o valor de 500 ou 1000 euros.
Na ocasião, a diretora do Santander Universidades Portugal, Inês Rocha de Gouveia, recordou a importância da mobilidade. "Achamos que é muito enriquecedora esta experiência de estar um semestre lá fora, são competências que os estudantes adquirem. Esta bolsa Santander procura ser aquele apoio que pode determinar a decisão de fazer Erasmus”, conforme é revelado pela Universidade de Coimbra.