O novo relatório global do Santander sobre literacia financeira, “O Valor de Aprender – Perspetivas Globais sobre Educação Financeira”, elaborado pela Ipsos, junto de 20 mil pessoas de 10 países e apresentado em Londres, revela que 61% dos inquiridos afirmaram ter conhecimentos sólidos sobre temas financeiros.
A Santander Open Academy acaba de lançar o curso Business English: Listening and Communication Skills – Part 1. A formação é ideal para quem quer fortalecer o inglês de negócios com flexibilidade e certificação.
O Banco Santander acaba de lançar um novo programa formativo, em colaboração com a IE University, com o objetivo de impulsionar competências em inovação, inteligência artificial e empreendedorismo em jovens entre os 21 e os 35 anos provenientes de 13 países, entre os quais Portugal.
Nos últimos 30 anos o banco Santander, através da sua Open Academy, já apoiou, em todo o mundo, mais de 3,7 milhões de pessoas e empresas no âmbito da educação e qualificação. Os dados, apresentados pela instituição no seu portal, revelam que o apoio às áreas da educação, empregabilidade e empreendedorismo, tem sido uma forte aposta da instituição, que já investiu uma verba superior a 2,4 biliões de euros e apoiou mais de 1100 universidades.
O Banco Santander tem abertas, até ao dia 7 de janeiro de 2026, através da Santander Open Academy, as inscrições para a 16.ª edição do Santander W50 (SW50).
Mais de 60 jovens do ensino secundário participaram na última edição do programa Inov(A)ção Social, que teve 12 equipas finalistas. No evento, promovido pelo Yunus Social Innovation Center da CATÓLICA-LISBON, em parceria com a Junior Achievement Portugal e com o apoio da Fundação Santander foram apresentadas soluções para desafios sociais e ambientais reais.
A Fundação Santander Portugal entregou, este mês, uma Mesa da Criatividade ao Centro Juvenil Padre Amadeu Pinto, no Monte da Caparica. Deste modo, aquela estrutura de apoio aos jovens e crianças passa a dispor de um espaço onde as ideias ganham forma, as mãos ganham propósito e a imaginação ganha asas. “Aqui, brincar é aprender, e cada gaveta guarda um convite para imaginar o futuro”, diz a Fundação.
Os três projetos vencedores da 1ª edição do concurso Ignition Grants para Investigação Interdisciplinar na NOVA já são conhecidos, disse ao Ensino Magazine e Fundação Santander Portugal, que apoia o concurso.
Cerca de 86% dos portugueses considera que a aprendizagem ao longo da vida é muito importante para o desenvolvimento profissional e 67% acredita que o conhecimento em IA será crucial para se manterem no mercado de trabalho. Os dados foram conhecidos no evento Tomorrow’s Skills, promovido pela Fundação Santander Portugal, no passado dia 25 de setembro.
As candidaturas ao Prémio Primus Inter Pares decorrem entre 1 de setembro e 31 de outubro. Este ano serão atribuídas cinco bolsas para mestrados em universidades portuguesas, no valor de 10 mil euros cada uma. A condição socioeconómica dos candidatos passa a ser também um dos critérios avaliados.
A Fundação Santander Portugal tem abertas as candidaturas, até 15 de outubro, para iniciativa “Santander X Local Award 2025”, a qual pretende premiar seis projetos inovadores (três ligados a universidades e três de startups), com prémios que oscilam entre os dois mil e os 10 mil euros, tendo em conta a categoria e a classificação. Aos vencedores, será atribuído o prémio, exposição e a representação de Portugal na final global do Santander X Global Award 2025.
O Santander acaba de lançar a campanha de matrículas “A melhor nota é 50”, que promete dar uma ajuda extra a quem está a começar (ou a continuar) a vida universitária. Até 7 de setembro, todos os estudantes matriculados numa instituição de ensino superior que abrirem uma Conta Jovem para Universitários recebem 50€ de oferta, além de muitas outras vantagens exclusivas.
As candidaturas ao Prémio Primus Inter Pares decorrem entre 1 de setembro e 31 de outubro. Este ano serão atribuídas cinco bolsas para mestrados em universidades portuguesas, no valor de 10 mil euros cada uma. A condição socioeconómica dos candidatos passa a ser também um dos critérios avaliados.
A Fundação Santander Portugal esteve presente, no dia 16 de julho, no 2.º Showcase Nacional do programa Escolas2030, no Centro Ismaili, em Lisboa. A iniciativa reuniu mais de 130 participantes, 92 escolas e 15 agrupamentos.
A Fundação Santander Portugal lançou, no passado dia 24 de julho, o projeto Horizontes da Educação – Chamada para o Futuro. Uma iniciativa que arrancou com um encontro online com reitores, líderes e representantes de instituições de educação e parceiros.
O Banco santander acaba de abrir as suas portas na KidZania. Totalmente inspirado no interior de um balcão do banco, nela as crianças podem ser bancários por um dia e aprender, de forma lúdica, como funciona uma instituição financeira.
A presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Rocha de Gouveia, destacou o papel da educação como motor de transformação. Aquela responsável falava no Lisbon Sustainability Week 2025, um evento que decorreu em Lisboa e que pretendeu debater temas relacionados com a sustentabilidade económica e ambiental.
O Banco Santander e o British Council estão a oferecer este ano um total de 30.000 bolsas gratuitas para formações online em inglês, divididas em três fases para apresentação de candidaturas de 10.000 bolsas cada. As inscrições estão abertas até 25 de agosto.