O Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), através do seu Instituto Superior de Economia de Lisboa (ISEL) vai abrir, no próximo ano letivo, a licenciatura em Informática e Economia dos Dados. A oferta é feita em parceria com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL).
De acordo com a informação disponibilizada pelo Politécnico de Lisboa, esta nova oferta formativa surge "alinhada com as transformações digitais da sociedade e com as exigências do atual contexto empresarial. Esta licenciatura constitui uma aposta estratégica e inovadora destas unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), na formação para a economia digital".
Acreditado por seis anos pela A3ES, o curso tem como público alvo "estudantes interessados em tecnologia, dados e economia, esta formação prepara profissionais para atuar nas áreas de desenvolvimento de sistemas, ciência de dados, inteligência artificial e apoio à decisão, competências hoje essenciais para gestores, decisores e líderes de organizações num contexto económico cada vez mais orientado por dados".
Para o IPL, "a licenciatura resulta da colaboração entre duas instituições de referência no ensino superior público, com percursos consolidados e reconhecimento nas respetivas áreas de atuação. A parceria entre o ISEL, com uma longa tradição na formação em engenharia e tecnologia, e o ISCAL, escola de referência nas áreas da gestão, economia e finanças, assegura uma abordagem formativa sólida, complementar e alinhada com as exigências académicas, científicas e profissionais do contexto atual".
De referir que a proposta do curso "foi desenvolvida por uma equipa do Departamento de Engenharia Informática do ISEL, liderada pelo docente Nuno Leite, com a participação dos docentes Artur Ferreira e Paulo Trigo, contando ainda com a colaboração de vários docentes do departamento, em estreita articulação com o ISCAL", explica a mesma informação partilhada pelo IPL.