O ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI), Fernando Alexandre, que se deslocou à Câmara de Sines a 18 de dezembro, assumiu o compromisso de financiamento por parte do Governo da nova Escola Superior que o Politécnico de Setúbal (IPS) tem projetada para esta cidade do Alentejo Litoral.
O contrato-programa será assinado no primeiro semestre de 2026, definindo o modelo de investimento nesta nova infraestrutura do Alentejo Litoral. O projeto surge como uma resposta estratégica à necessidade de profissionais qualificados nas áreas da logística, energia e tecnologia digital instaladas na região.
Além do responsável da tutela, da presidente do IPS, Ângela Lemos, acompanhada dos vice-presidentes Pedro Ferreira e Rodrigo Lourenço, e do presidente da Câmara Municipal de Sines, Álvaro Beijinha, estiveram também presentes neste encontro as secretárias de Estado do Ensino Superior e da Ciência e Inovação, Cláudia Sarrico e Helena Canhão, o presidente do Instituto para o Ensino Superior (IES), Joaquim Mourato, e o presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva.
A nova unidade orgânica será a sexta do IPS e focará a sua atividade na sustentabilidade e indústria através de uma oferta interdisciplinar. Ângela Lemos sublinhou que a escola permitirá atrair talento e potenciar a transferência de conhecimento para o sistema produtivo nacional. A parceria inclui também a construção de uma residência de estudantes com 50 camas, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre de 2026.