O Politécnico de Setúbal (IPS) faz parte de um consórcio europeu que vai desenvolver, ao longo dos próximos três anos, metodologias e ferramentas inovadoras de apoio ao ensino da cibersegurança, disse ao Ensino Magazine aquela instituição. A participação do IPS é feita através das suas escolas superiores de Educação (ESE/IPS), de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS).
O projeto “CyberSecure Teaching – Strengthening Digital Resilience in K–12, Vocational Education, and Teacher Training” abrange vários níveis de escolaridade e tem o objetivo de reforçar a resiliência digital de crianças e jovens.
A funcionar desde janeiro, no âmbito do programa Erasmus+, prolonga-se até dezembro de 2028 e junta instituições de ensino da Áustria, Bélgica, Chéquia, Espanha e Portugal, sob coordenação da JAMK University of Applied Sciences, na Finlândia.
De acordo com o IPS, “o consórcio envolve investigadores e docentes do Ensino Superior, professores dos ensinos Básico, Secundário e Profissional, bem como especialistas em cibersegurança dos seis países parceiros. O trabalho conjunto centra-se na reflexão sobre os desafios atuais da segurança digital em contexto educativo, no desenvolvimento de materiais pedagógicos inovadores e na criação de formação especializada nesta área”.
Segundo a nota enviada à nossa redação, “o projeto pretende apoiar professores e formadores de professores no desenvolvimento de competências práticas em cibersegurança, capacitando-os para ensinar, com confiança, práticas digitais seguras a crianças, jovens e adultos em formação. Entre as questões abordadas destacam-se a proteção de dados dos alunos, a identificação de emails de phishing e de conteúdos falsos gerados por inteligência artificial, bem como a prevenção do ciberbullying e de comportamentos online inseguros”.
Está igualmente prevista a criação de uma comunidade de prática europeia online, o desenvolvimento de um curso online aberto (MOOC) dedicado à temática da cibersegurança e a realização de ações de formação, nas quais os materiais produzidos serão aplicados e testados.
Para além da colaboração na produção de materiais pedagógicos e na dinamização da comunidade de prática, o IPS lidera o grupo de trabalho responsável pela organização de duas Escolas de Verão internacionais para professores de diferentes níveis de ensino, a realizar na Finlândia, em 2027, e em Portugal, em 2028.