O Conselho Geral do Politécnico de Lisboa (IPL), em estreita articulação com a presidência da instituição, acaba de lançar o Projeto IPL2033. A aposta passa por pensar estrategicamente o futuro do Instituto Politécnico de Lisboa, através da realização, ao longo do ano letivo 2025/2026, de um conjunto de iniciativas. É através desses encontros de reflexão, nas diferentes escolas do IPL, que se procura responder à questão central: o que pretendemos que seja o IPL daqui a oito anos?
Segundo a informação partilhada ao Ensino Magazine pelo IPL, “o propósito é traçar objetivos para o futuro, a partir da participação de todos os que diariamente constroem o IPL, contribuindo para a definição de uma estratégia de desenvolvimento comum, com identificação de recursos, definição de prioridades, estruturação de processos e estabelecimento de metas intermédias”.
A primeira sessão teve lugar no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), a 5 de janeiro. David Justino, presidente do Conselho Geral do Politécnico de Lisboa, abriu a sessão com a apresentação de objetivos, método e enquadramento do Projeto IPL2033. Na sua intervenção, destacou que este é um processo assente na escuta ativa e na participação da comunidade académica.
No centro desta reflexão estão questões estruturantes como o que o IPL é e o que pretende ser no futuro, a atratividade dos cursos e das Escolas, a melhoria do sucesso académico, o desenvolvimento de nichos de excelência na investigação e na criação cultural, o modelo jurídico mais adequado ao crescimento da instituição, o reforço do financiamento, a qualificação das infraestruturas e a consolidação de uma identidade comum que valorize as Escolas e os seus cursos.
A próxima sessão do Projeto IPL2033 realiza-se no dia 2 de fevereiro, na Escola Superior de Dança, entre as 14h00 e as 18h00.