O Conselho Geral do Politécnico de Lisboa (IPL) e a presidência da instituição promoveram a segunda sessão de reflexão do Projeto IPL2033. A iniciativa decorreu na Escola Superior de Dança (ESD), no dia 2 de fevereiro, no campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).
Como o Ensino Magazine referiu, em primeira mão, o projeto promovido pelo Conselho Geral em articulação com a presidência do IPL, tem como objetivo desenhar uma estratégia de desenvolvimento comum e sustentada para a instituição.
De acordo com o IPL, "entre os tópicos de discussão, esteve a reflexão sobre identidade e marca institucional, questionando se a marca IPL traduz a identidade da instituição e que oportunidades (ou desafios) uma eventual evolução de designação pode representar em termos de imagem e posicionamento".
Citado na informação disponibilizada pelo Politécnico, David Justino salientou que a mudança não se esgota em enquadramentos formais, mas sobretudo nas escolhas internas e na estratégia definida em resposta aos desafios que o ensino superior enfrenta.
Outro ponto central foi a diversidade do IPL e a necessidade de identificar aquilo que une as Escolas, transformando essa diversidade numa vantagem.
Na sessão, a discussão "foi enquadrada pela ideia de um triângulo de dimensões que coabitam no Politécnico de Lisboa: conhecimento, tecnologia e artes, e a forma como esta combinação pode reforçar a identidade e o valor acrescentado do IPL".
Foi ainda apresentada uma análise aos "indicadores de caracterização do Politécnico de Lisboa, com foco na atratividade e na evolução do número de candidatos e estudantes, bem como em desafios associados ao contexto competitivo da Área Metropolitana de Lisboa", adianta o IPL na informação partilhada no seu portal.