O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é parceiro do Festival Nacional de Robótica 2026. (FNR’2026), que vai decorrer entre os dias 23 e 25 de abril, no Pavilhão Municipal, em Barcelos e inclui várias competições.
Alexandra Malheiro, presidente do IPCA, sublinhou a importância do evento, durante a conferência de imprensa de promoção ao Festival, onde marcaram também presença, o presidente do Município de Barcelos, Mário Constantino Lopes, e a restante organização.
A presidente do IPCA lembrou que a instituição, através da Escola Superior de Tecnologia e do 2Ai - Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada, "irá fazer parte da Comissão Científica do evento organizado pela Escola Secundária de Barcelinhos, numa parceria com a Sociedade Portuguesa de Robótica e com o apoio do Município de Barcelos e do projeto Ciência Viva".
O Festival, além de um conjunto de workshops, terá duas competições: júnior e major. A primeira destina-se a estudantes até ao Ensino Secundário/pós-secundário (exceto superior) e estarão em disputa os seguintes concursos:
First Challenger - desafia estudantes do ensino básico, secundário e profissional a darem os primeiros passos na robótica, com diferentes níveis de dificuldade e um novo escalão para Kits Comerciais. Não percam a oportunidade de participar e de experimentar o Mundo da Robótica.
Soccer Junior - Nesta competição, duas equipas de robôs totalmente autónomos defrontam-se num campo de futebol desenhado especificamente para o efeito. Os robôs devem ser capazes de localizar uma bola, manobrar em torno dos adversários e colaborar entre si para marcar golos na baliza adversária.
Busca e Salvamento/Linha - Nesta competição, um robô autónomo deve seguir uma linha preta enquanto supera diferentes dificuldades numa pista modular formada por lajes com padrões diferentes.
Busca e Salvamento/Labirinto - Neste desafio um robô precisa procurar vítimas num labirinto. O robô não deve encontrar o caminho mais rápido através do labirinto, mas deverá explorar ao máximo todos os caminhos do do labirinto.
Busca e Salvamento/Simulação - Aqui as equipas devem desenvolver um controlador para um robô virtual capaz de explorar e mapear de forma autónoma um cenário de desastre complexo. O desafio consiste em navegar por um labirinto gerado por computador, identificar vítimas e pontos de perigo, e gerar um mapa detalhado do ambiente.
OnStage - Desafia os participantes a desenvolver uma performance de palco criativa, entre 1 e 2 minutos, usando robôs autónomos projetados, construídos e programados pela equipa.
Robot@Factory Lite - Prova baseada nas regras da prova RobotAtFactory 4.0, com algumas simplificações, nomeadamente ao nível da tecnologia de localização do robô.
FreeBots Júnior - É uma competição que pretende desafiar os participantes a apresentar os seus robôs construídos e programados para desempenhar uma função. A avaliação do júri é feita durante uma apresentação técnica e uma demonstração pública.
A segunda competição tem como participantes estudantes do ensino superior. As provas em disputa são as seguintes, segundo o programa do Festival:
Futebol Robótico Médio (RoboCup Middle Size League) - A liga de Futebol Robótico Médio (FRM) (em Inglês Middle size league) é uma competição de futebol robótico jogada por duas equipas de 5 robôs móveis autónomos, com uma altura que varia entre os 50 cm e os 90 cm. Toda a informação relativa ao ambiente é obtida pelos seus sensores e são capazes de comunicar entre eles via wireless.
Dragster (Regras atualizadas) - O objetivo do concurso Robô Dragster é promover a robótica e a educação na área da engenharia, num quadro de competição - baseada em princípios de fair play.
Liga de Simulação 3D - A competição de simulação 3D aumenta o realismo da simulação de ambiente simulado usado em outras ligas, adicionando uma dimensão extra e física mais complexos.
RoboCup@Home - A liga RoboCup@Home tem como objetivo desenvolver tecnologia para robôs de serviços e de assistência pessoal para futuras aplicações domésticas de elevada relevância. Um conjunto de testes de referência é usado para avaliar as capacidades e o desempenho dos robôs num ambiente doméstico realista e não padronizado.
Manipuladores Robóticos - O objetivo da competição Manipuladores Robóticos Industriais é promover a robótica e a educação na área da robótica de manipulação, num quadro de competição baseada em princípios de fair play.
Robot@Factory Lite - Prova baseada nas regras da prova RobotAtFactory 4.0, com algumas simplificações, nomeadamente ao nível da tecnologia de localização do robô.
Robot@Factory 4.0 - Prova desenvolvida de acordo com as regras do extinto RobotAtFactory, com algumas alterações, nomeadamente ao nível da tecnologia de localização do robô e de transportar as caixas.
FreeBots - O FreeBots é uma competição que pretende desafiar os participantes a apresentar os seus robôs construídos e programados para desempenhar uma função. A avaliação do júri é feita durante uma apresentação técnica e uma demonstração pública.