O Politécnico de Leiria (IPLeiria), através do seu Centro de Partilha e Valorização do Conhecimento (CPVC), apresentou mais de 20 projetos tecnologias e protótipos desenvolvidos por investigadores da instituição na Science for Industry (S4i). O certame é uma das principais feiras europeias dedicadas à transferência de conhecimento e tecnologia entre a academia e a indústria, e decorreu no final de janeiro, em Madrid, Espanha.
O IPLeiria esteve representado por 12 elementos, entre membros do CPVC e investigadores, os quais deram visibilidade à investigação aplicada e à inovação desenvolvidas na instituição. "Os projetos apresentados abrangeram um conjunto alargado de áreas científicas e tecnológicas, incluindo materiais novos e sustentáveis, ambiente e água, agricultura, economia circular, saúde, construção, tecnologia e indústria, evidenciando a diversidade e o caráter multidisciplinar da investigação desenvolvida no IPLeiria", explica a instituição em nota enviada ao Ensino Magazine.
Eduarda Fernandes, diretora do CPVC, citada na mesma informação, adianta que “a participação do Politécnico de Leiria na Science for Industry reflete a aposta continuada da instituição na investigação aplicada, na inovação e na transferência de conhecimento, reforçando a ligação entre a investigação académica e os desafios concretos da indústria e da sociedade. Desta presença internacional resultam novas oportunidades de colaboração, com impacto no reforço da competitividade das empresas e na projeção da instituição ao nível regional, nacional e internacional”.
Acrescenta o IPleiria que "entre os projetos apresentados contam-se o ‘DBoidS - Sistema de Gémeos Digitais e Boids para a Prevenção de Fogos’, que tem como objetivo prever e prevenir incêndios florestais, bem como apoiar as operações de combate e rescaldo, recorrendo a tecnologias emergentes como gémeos digitais e Inteligência Artificial. Foram ainda apresentados projetos como o ‘CERAMIND – Tecnologia Inteligente para Controlo de Qualidade na Indústria Cerâmica’, que combina deteção de defeitos baseada em IA, gémeos digitais e cooperação humano–robô; a Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial em Fabrico Aditivo, INOV.AM, pela apresentação de tecnologias e materiais tão diversos como o ‘3D Nutrient 4 Food’, centrado no estudo da impressão 3D como ferramenta para o desenvolvimento de produtos alimentares personalizados, e o ‘Glass.AM’, que visa o uso de uma tecnologia capaz de produzir objetos com materiais de alto ponto de fusão sem recurso a fornos tradicionais; a Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do setor da pedra natural em Portugal - Sustainable Stone by Portugal, pela apresentação de bioplásticos para aplicação em embalagens alimentares; o PlenoISLA – Deteção de lesões cutâneas por métodos não invasivos; entre outros".
A participação na Science for Industry decorreu no âmbito do INOVC+, um programa estratégico para a Região Centro que visa a implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia, assente num trabalho em rede que envolve 23 parceiros. O programa tem como objetivo potenciar a valorização e a transferência de resultados de I&D+I para a economia regional, dando continuidade aos anteriores programas InovC, InovC2020 e InovC+.