O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acaba de acreditar a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) como Entidade Formadora em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).
Para a Escola, "esta acreditação permitirá à ESTeSC-IPC reforçar a sua oferta formativa complementar nas áreas de Suporte Básico de Vida Adulto (SBV A), Suporte Básico de Vida Pediátrico (SBV P) e Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo (SBV-DAE), prevendo-se abertura de quatro cursos ainda este ano letivo".
Na nota enviada ao Ensino Magazine pelo Politécnico de Coimbra, recorda-se que "o processo foi iniciado em 2023 pela Unidade de Formação Avançada (UFA) da ESTeSC-IPC, que identificou a necessidade de disponibilizar este tipo de formação aos estudantes da Escola".
Citada na mesma nota, Carla Matos Silva, que liderou o projeto com a docente Cristina Santos, lembra que “muitos dos nossos estudantes faziam esta formação no exterior, até porque alguns locais de estágio já exigem o curso como condição de aceitação. Além disso, enquanto Escola de Saúde, fazia todo o sentido que obtivéssemos esta acreditação”.
Na mesma informação, Telmo Pereira, vice-presidente da ESTeSC-IPC, revela que a acreditação da ESTeSC-IPC como entidade formadora em SBV-DAE “constitui um marco importante no percurso da Escola, reforçando o seu posicionamento como instituição de referência na formação avançada na área da saúde, alinhada com elevados padrões de qualidade, rigor científico e compromisso com a sociedade. Estamos certos de que esta acreditação abrirá novas oportunidades formativas, reforçando o impacto da nossa Escola na capacitação de profissionais e na promoção da segurança e da saúde da comunidade”.
Depois de um período de formação de dois anos para a constituição da bolsa de formadores interna, a escola tem agora oito docentes certificados pelo Centro de Formação do INEM e vai abrir os primeiros cursos de SBV-DAE ministrados integralmente com recursos da Escola já este ano letivo.
“Vamos abrir vários contingentes, por grau de prioridade: primeiro para os nossos estudantes do 4º ano de licenciatura; depois para a comunidade ESTeSC-IPC (docentes, funcionários não docentes, estudantes, alumni e monitores de estágio); depois para a comunidade do Politécnico de Coimbra [uma vez que a ESTeSC-IPC é a única unidade orgânica do IPC com esta acreditação]; e, por fim, para o público externo”, adianta Carla Matos Silva, frisando que a Escola está a ser equipada com todos os materiais necessários para o pleno funcionamento dos cursos.