A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra está a acolher temporariamente quinze cavalos que foram retirados do centro hípico por precaução, devido ao risco de inundação, na sequência da passagem da depressão Kristin.
Em comunicado, a Escola Superior Agrária refere que o acolhimento dos animais está a ser feito com a ajuda da empresa NovoMorais Equoterapia, sediada nas suas instalações, e de alguns alunos.
A instituição avança que também foi contactada por responsáveis do Canil Municipal de Coimbra “para precaver uma eventual necessidade de retirar os animais que alberga nas suas instalações”.
A presidência da escola mostrou “imediatamente a sua disponibilidade para acolher também alguns desses animais”, acrescenta.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na madrugada de 28 de janeiro, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de 28 de janeiro até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.