O Politécnico de Bragança promoveu, de 26 a 30 de janeiro, a primeira edição do evento Blended Intensive Programme (BIP) “Knowledge Transfer Academy”. A iniciativa, de cariz internacional, foi dedicada à transferência e valorização do conhecimento, e promovida no âmbito da STARS EU.
O evento foi promovido pelo Gabinete de Empreendedorismo, Empregabilidade e Inovação Formativa do IPB, e segundo refere o IPB na sua página oficial, "constituiu um marco relevante para a instituição no âmbito deste tipo de formação intensiva, reforçando, simultaneamente, a sua dimensão internacional, a ligação ao território e o compromisso com uma formação avançada orientada para a inovação, o empreendedorismo e a criação de valor".
Participaram no encontro representantes de instituições da Alemanha, Espanha, Roménia, Bulgária, Hungria, Polónia e Chéquia. facto que "reforça o posicionamento do IPB como instituição ativa na cooperação europeia e na promoção de inovação baseada no conhecimento".
Ao longo dos dias de trabalho promoveram-se "atividades formativas e experiências imersivas, combinando momentos de aprendizagem teórica com contacto direto com o ecossistema regional de inovação".
Os participantes tiveram ainda oportunidade de visitar centros de investigação e empresas locais, conhecendo boas práticas de colaboração entre o meio académico e o setor produtivo.
De acordo com a mesma informação, "o programa incluiu, também, o desenvolvimento de atividades centradas nos processos de transferência de conhecimento, valorização de resultados de investigação, inovação aplicada e aproximação ao mercado, promovendo uma visão prática e estratégica sobre o papel das instituições de ensino superior na criação de impacto económico e social".