O piloto Paulo Oliveira, alumni do Politécnico de Santarém e presidente do Júri do Prémio Carreira Alumni da instituição, está a ter uma participação muito positiva no Rally Dakar, na Arábia Saudita.
Após ter completado com sucesso edições anteriores em Motas, SSV e, mais recentemente, em Carros Clássicos (ao volante de um mítico UMM), o piloto disputa agora a categoria de camiões, ao volante de um Scania, numa prova que terminará dia 17 de janeiro.
Na prova, o piloto luso-moçambicano tem o apoio institucional do Politécnico de Santarém e faz parte da equipa que integra os pilotos Alberto Herrero e Mario Sastre.
A edição de 2026 do Rali Dakar de todo-o-terreno tem a extensão de oito mil quilómetros, 4901 deles cronometrados, e conta com pelo menos 27 portugueses inscritos nas várias categorias.
A prova disputa-se pelo sétimo ano consecutivo na Arábia Saudita, mas a organização, a cargo da Amaury Sport Organization (ASO), deixou cair este ano a passagem pelo deserto do Empty Quarter e a etapa maratona de 48 horas.
Entre os portugueses, além de Paulo Oliveira, estão João Ferreira (Toyota Hilux), novamente com Filipe Palmeiro como navegador, que lidera as ambições, ao integrar a equipa oficial da marca nipónica com o objetivo de melhorar o oitavo posto conseguido em 2025; e Maria Gameiro (Mini), navegada pela espanhola Rosa Romero.
Nas motas, são quatro os concorrentes lusos: Bruno Santos (Husqvarna), Nuno Silva (KTM), Martim Silva (Honda), campeão nacional em 2024, e Pedro Pinheiro (KTM).
Nos veículos ligeiros, na categoria Challenger, participam Pedro Gonçalves/Hugo Magalhães (BBR Sport), Luís Portela Morais/David Megre (Minimotor) e Rui Carneiro (GRally).
Nos SSV, a 'armada' lusa está entre as favoritos à vitória, com a dupla campeã mundial Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (Polaris).
Nesta categoria correm ainda Gonçalo Guerreiro/Maykel Justo (Polaris), João Monteiro/Nuno Morais (Can Am), o veterano Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (Polaris), que já leva 12 participações, além de João Dias/Daniel Jordão (Polaris), Bruno Martins/Eurico Adão (Polaris), Rui Silva/Francisco Albuquerque (Polaris) e João Ré, navegador do saudita Saleh Saleh.
O australiano Daniel Sanders (KTM) partiu como favorito à vitória nas motas, ele que se sagrou campeão mundial no Rally Raid Portugal, enquanto que nos carros se destacam a participação do saudita Yazeed Al-Rahji (Toyota Hilux), vencedor da edição deste ano, do espanhol Carlos Sainz (Ford Raptor) e do francês Sébastien Loeb (Dacia Sandero).