A Fundação MEO e a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei) inauguraram um novo ‘Espaço com Sentido’ no dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O projeto visa reforçar a acessibilidade e a inclusão, facilitando o acesso a tecnologias de apoio a pessoas com necessidades especiais ou deficiência.
O espaço será gerido através do ‘Assistive Technology and Occupational Performance Laboratory (aTOPlab), uma estrutura de investigação da ESSLei, e terá o acompanhamento de terapeutas. O objetivo é proporcionar atendimento à comunidade, formação e desenvolvimento de projetos de investigação.
O local está equipado com tecnologias de apoio que facilitam a comunicação e o acesso a ambientes digitais, como o MagicContact (comunicação aumentativa), o Grid 3 (comunicação por símbolos) e o PC Eye (controlo do computador com o olhar).
O diretor da ESSLei, Rui Fonseca-Pinto, refere que a presença da escola no projeto reforça a sua missão na formação e intervenção em saúde. Este é o terceiro espaço de uma rede nacional que a Fundação MEO está a implementar, integrando uma estratégia global de democratização do acesso à cultura e aos serviços.