O Politécnico de Setúbal (IPS) acolhe, no próximo dia 5 de novembro, pelas 18h00, no seu auditório nobre, o lançamento do livro “Life Skills – Da Autoliderança ao Talento da Liderança Organizacional”, da autoria de Ferreira Cascão, docente da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), disse ao Ensino Magazine aquela academia.
Esta obra reúne diferentes investigadores casos de Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR e antigo presidente do IPS; Carvalho Rodrigues, ex-diretor de Ciência da NATO e “pai” do primeiro satélite português; Mário Ceitil, professor universitário e presidente da Assembleia Geral da APG – Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas; e Rui Alves, também professor universitário e diretor de Recursos Humanos da Lusitânia Seguros.
De acordo com o IPS, o livro desafia "uma reflexão aprofundada sobre as dimensões humanas que sustentam o progresso individual e coletivo, explorando a relação entre as competências para a vida (life skills) e a emergência de mecanismos de autoliderança".
Na nota enviada à nossa redação, sublinha-se a ideia de que o autor confirma as life skills e a autoliderança como pilares dos processos de liderança, acrescentando uma perspetiva inovadora sobre o “Talento da Liderança” um conceito que ultrapassa a tradicional “liderança do talento”, centrando-se nas qualidades intrínsecas que fazem emergir líderes autênticos e conscientes. A obra inclui ainda propostas de instrumentos de desenvolvimento prático, tornando-se um recurso valioso para académicos, gestores e profissionais das áreas da liderança e da gestão de pessoas.
"Sustentado por uma sólida base teórica e pela análise de um vasto conjunto de entrevistas realizadas a líderes empresariais, o livro conjuga rigor científico e atualidade, abordando temas cruciais para o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. São disso exemplo a síndrome do impostor, o impacto da inteligência artificial nos perfis de liderança e as novas dimensões emergentes, como são os casos da resiliência estratégica e criativa, da liderança socioemocional e da liderança empreendedora", acrescenta o IPS.
Ferreira Cascão é doutorado em Psicologia Organizacional pela Universidade do Minho. Possui larga experiência em empresas multinacionais de consultoria e mais de três décadas de ligação ao Ensino Superior, onde tem exercido funções de docência, direção e liderança académica. É autor de artigos científicos e de opinião e também de vários livros, sendo o mais recente “Gestão de competências, do conhecimento e do talento: O estado da arte da teoria e as melhores práticas na Gestão das Pessoas”.