Mais e melhores condições de alojamento esperam os estudantes que escolherem Portalegre e Elvas para fazer o seu curso superior.
Prosseguem a bom ritmo as obras de novas residências de estudantes. O Politécnico de Portalegre tem em curso quatro grandes investimentos, ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, financiado pelo PRR.
A ampliação e beneficiação da Residência dos Assentos permitirá dar resposta a 282 estudantes. No centro da cidade, num antigo palacete do séc. XVIII, após a reabilitação e adaptação do imóvel, serão disponibilizadas 79 camas.
Com caraterísticas diferentes, a Residência de Estudantes da Abrunheira ocupa um conjunto de apartamentos, que têm capacidade para alojar 203 ocupantes.
Para conforto e comodidade dos estudantes alojados, a par dos quartos, cada edifício conta com salas de refeições, copas, salas de estudos e espaços de convívio. Lavandaria e ginásio são mais-valias, disponíveis em vários edifícios. Em todos, a eficiência energética é uma prioridade.
A menor das residências também está localizada no centro da cidade e é mais um exemplo do esforço da instituição em reabilitar o património existente. Aí ficarão disponíveis nove quartos.
Portalegre e Elvas: cidades amigas dos estudantes
A nova residência na cidade fronteiriça já foi inaugurada. Este investimento do Município de Elvas, com capacidade para 70 estudantes, reforça a oferta de alojamento à disposição dos estudantes da Escola Superior de Biociências, que já contavam com a residência do Politécnico, no centro da cidade.
Também o Município de Portalegre se empenhou em contribuir para aumentar a resposta, no que se refere a alojamento estudantil, reabilitando e cedendo ao Politécnico o edifício da antiga Residência do Secundário, já em funcionamento, e com capacidade para alojar 24 estudantes.