A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria celebrou o Dia Internacional dos Museus, a 15 de maio, com uma mesa-redonda subordinada ao tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
O objetivo da iniciativa passou por “refletir e re-imaginar o papel dos museus enquanto catalisadores de mudança e inovação”.
O evento, que incluiu a apresentação do livro “Museus e património Cultural: Transições e Transformações”, na Biblioteca José Saramago, no Campus 2 do Politécnico de Leiria, por Gilmar Rocha, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Brasil.
A obra é da autoria de Fernando Magalhães, Ricardo Vieira, José Carlos Marques, Pedro Silva, Ana Maria Vieira, Cristóvão Margarido, Rui Santos e José Maria Trindade.
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o propósito de enfatizar a importância do papel dos museus no novo paradigma de conhecimento. Neste dia, vários museus têm entrada gratuita e alargam o seu horário de funcionamento, para que mais pessoas possam visitar os espaços e participar nas diversas atividades e exposições sobre a temática.
Todos os anos, o ICOM escolhe um tema central em comemoração desta data, sendo o mote deste ano ‘O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação’, que visa a reflexão sobre o papel dos museus enquanto catalisadores de mudança e inovação.