O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) foi o politécnico mais bem classificado no Troféu Universitário de Clubes, da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). A instituição do Oeste classificou-se na 7.ª posição.
O anúncio foi feito durante a 21ª Gala do Desporto do IPLeiria, no dia 24 de setembro, que reconheceu publicamente o esforço e dedicação dos mais de mil estudantes-atletas, em cerca de 30 modalidades desportivas, e distinguiu os atletas que mais se destacaram no último ano letivo.
Ao Ensino Magazine, o Politécnico sublinha o facto de, em 2024/2025, ter tido "312 estudantes-atletas inscritos em 20 modalidades desportivas, dos quais 109 eram atletas femininos e 203 eram atletas masculinos".
O IPLeiria adianta que neste período "foram conquistados 40 lugares de pódio (12 medalhas de ouro, oito medalhas de prata e 12 medalhas de bronze, a nível individual, bem como seis títulos de vice-campeão e dois títulos de 3.º lugar, a nível coletivo), que posicionaram a instituição entre as melhores instituições de ensino superior no medalheiro da FADU".
Na mesma nota é recordado que o IPLeiria "organizou cinco competições nacionais universitárias, nomeadamente a 2.ª Jornada Concentrada de Andebol Feminino, a 2.ª Jornada Concentrada de Andebol Masculino, a 2.ª Jornada Concentrada de Basquetebol Masculino, o Campeonato Nacional Universitário de Hóquei em Patins e o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Pista ao Ar Livre".
Registaram-se ainda participações relevantes a nível internacional por parte de estudantes-atletas do Politécnico de Leiria, destacando-se os Jogos Mundiais Universitários na modalidade de atletismo, na disciplina de salto em comprimento, e o Campeonato Europeu Universitário de Desportos de Combate, nas modalidades de judo e de taekwondo.
Citado na mesma informação, Pedro Assunção, vice-presidente do IPLeiria, revela que "a participação em atividades desportivas no ensino superior potencia ainda o desenvolvimento de competências pessoais e sociais altamente valorizadas no mundo do trabalho, tais como a disciplina, a resiliência e o espírito de equipa. Acrescem a estas dimensões as competências de liderança, de comunicação eficaz e de tomada de decisão sob pressão, todas elas reconhecidas e procuradas pelos empregadores”.
Aquele responsável adianta que “esta (Desporto) é uma área pela qual o Instituto Politécnico de Leiria nutre uma especial valorização. O desporto assume-se como um pilar essencial não apenas para os estudantes do ensino superior, mas também para toda a comunidade académica. A prática desportiva contribui, de forma inequívoca, para o bem-estar físico e mental, promovendo um equilíbrio saudável entre o estudo e a atividade física”.
Como balanço do último ano letivo, o vice-presidente destacou igualmente as atividades realizadas no âmbito do projeto ‘BeActive - Desporto para Todos’, que compreendeu a dinamização de 32 eventos desportivos para toda a comunidade académica, envolvendo um total de 3472 participantes.
A 21.ª Gala do Desporto do Politécnico de Leiria contou com a presença do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que começou por destacar o evento como “o reconhecimento do mérito e da excelência, da expressão do potencial desportivo, e da dedicação e superação dos estudantes-atletas, dos seus treinadores e das equipas multidisciplinares que os apoiam”.
“É com grande satisfação que enaltecemos os feitos destes estudantes-atletas. Não só as medalhas conquistadas, mas acima de tudo a capacidade de superarem os seus melhores registos e de dignificarem a instituição que representam”, afirmou Pedro Dias, agradecendo ao IPLeiria “a participação ativa e o contributo que tem prestado para o desenvolvimento das políticas e boas práticas nacionais no que respeita ao desporto no ensino superior, e também ao desenvolvimento desportivo do país”.
Também Francisco Garcia, administrador da FADU, sublinhou que a prática desportiva no IPLeiria tem “muito impacto na cidade e no distrito, o que, por consequência, engrandece a FADU e todo o sistema e tecido do desporto universitário português”. “Queremos deixar o nosso agradecimento e reconhecimento ao IPLeiria pela contínua aposta na organização e realização de campeonatos nacionais universitários da FADU. Queremos continuar a contar com o Politécnico de Leiria e a sua academia para o desenvolvimento do desporto universitário português.”
Por sua vez, Carlos Palheira, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria, realçou que “as conquistas destes estudantes-atletas são o testemunho do seu talento, dedicação e espírito indomável. Estes atletas não só alcançaram a excelência nas suas modalidades, mas são também fontes de inspiração para todos os outros que trabalham de forma contínua no mundo do desporto”.
Durante a 21.ª Gala do Desporto, além dos prémios atribuídos nas categorias ‘Mérito Desportivo’, ‘Treinador do Ano’, ‘Campeões Nacionais’, ‘Dedicação Desportiva’, ‘Atleta Revelação do Politécnico de Leiria’ e ‘Atleta do Ano do Politécnico de Leiria’, foi ainda entregue um prémio de reconhecimento no âmbito do IX Torneio Interescolas do Politécnico de Leiria, organizado com a colaboração das Associações de Estudantes e o apoio da Associação de Futebol de Leiria, à equipa vencedora ‘Al nu Bar’.
A cerimónia contou ainda com a entrega de lembranças à associação Os Malmequeres – responsável pela produção dos prémios entregues aos estudantes-atletas –, pelo trabalho, dedicação e impacto positivo na comunidade.