O Politécnico da Guarda (IPG), o Comando Distrital da PSP e a Associação Académica acabam de assinar um protocolo de cooperação com vista à promoção de ações de prevenção e de sensibilização aos alunos do ensino superior da cidade da Guarda.
Segundo a PSP, o protocolo "tem por objetivo o compromisso de, em conjunto, e de forma recíproca, promoverem ações de prevenção e de sensibilização aos alunos do ensino superior da cidade da Guarda, com o intuito de prevenir comportamentos de risco ou ilícitos, proporcionar uma relação de proximidade e de maior cultura de segurança na comunidade educativa contribuindo dessa forma para o incremento do sentimento de segurança entre os alunos, professores e funcionários deste estabelecimento de ensino superior da cidade da Guarda, bem como de reforçar o sentimento de confiança na Polícia de Segurança Pública, como força de segurança credível e próxima do cidadão".
O acordo foi assinado pelo presidente do IPG, Joaquim Brigas, pelo Comandante da PSP da Guarda, António Belo, e pela presidente da Associação Académica, Beatriz Fradique.
"A este Projeto a que foi dada a designação de “POLIGUARDA | ENSINO SUPERIOR SEGURO”, resultante da parceria desenvolvida entre a PSP da Guarda, o Instituto Politécnico da Guarda e a Associação Académica da Guarda, privilegia, sobretudo, a realização, entre outras, de atividades inseridas no período da Semana Académica e da Semana do Caloiro da Guarda", revela a PSP ao Ensino Magazine.
Com esta parceria, "pretende-se estabelecer um relacionamento próximo com a comunidade do ensino superior, ajudando na resolução de problemas específicos deste público alvo, sendo para isso necessário o envolvimento das entidades referidas, de forma a que se obtenha um conhecimento mais profundo das necessidades desta população. Este contato privilegiado, fruto da relação de confiança gerada, irá também permitir o incremento da participação de crimes, bem como uma melhoria do acompanhamento pós vitimização", acrescenta a PSP.
No entender da Polícia de Segurança Pública da Guarda, com esta iniciativa procura-se "colmatar uma lacuna existente no policiamento de proximidade dispensando uma atenção especial à comunidade do ensino superior à semelhança do que já acontece com outros públicos que são já alvo de alguns programas especiais da PSP”.