O Projeto “Mood Beats” é o vencedor da 21.ª edição do Concurso Poliempreende regional no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e vai representar a instituição na final nacional, que decorre em setembro na Universidade de Aveiro, disse ao Ensino Magazine o politécnico.
Apresentado pelo estudante Martim Marques, o projeto consiste numa aplicação que alinha a tecnologia com o bem-estar emocional em ambientes físicos. O prémio atribuído tem o valor de dois mil euros.
Em 2.º lugar ficou o projeto “Projeto PrintX3D - Marketplace de impressões 3D”. Apresentado pela equipa de estudantes Alexandre Alves, António Vilas Boas, Eduardo Alves, Helena Salgueiro e Luís Santos, e pelos docentes Luís Barata e Eurico Lopes, pretende ir ao encontro de ambientes cada vez mais marcados pela personalização, sustentabilidade e eficiência, tendo-lhe sido atribuído um prémio no valor de 1500 euros.
Na mesma nota é explicado que o juri, constituído por Nuno Caseiro (IPCB), Pedro Godinho (Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa), Pedro Agapito (Pedro Agapito Seguros) e Fernando Esteves (Caixa Geral de Depósitos), escolheu para 3.º lugar o projeto “Colheita Mecanizada da Esteva” (dos alunos Diogo Cacito e Tomás Cerdeira e pelo docente João Paulo Carneiro). Nele é proposto um modelo inovador de valorização da esteva (Cistus ladanifer), através da colheita mecanizada.
Foram ainda avaliados os projetos “Unidade de Produção Sustentável de Salgados Artesanais Saudáveis” por Carla Santos; “SyncroWay - Plataforma de Gestão de Carreiras Profissionais” pelos estudantes Dércio Domingos e Joseanne Gougerl; “Heróis do Bairro”, pelas alunas Matilde Miguel e Rafaela Martins e “Logo Cá” pelo estudante – Arthur Martins.